Rádio Nacional estreia programa “Festa do Disco” que celebra a produção fonográfica brasileira

A partir deste domingo (17), a Rádio Nacional apresentará uma nova atração semanal chamada Festa do Disco. O programa, que será veiculado às 20h, tem como objetivo celebrar o melhor da produção fonográfica brasileira. Essa iniciativa é resultado do pitching de produção interna realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que recebeu um total de 238 projetos inscritos por empregados de diferentes áreas. Festa do Disco é o primeiro programa a entrar no ar como resultado desse esforço.

Produzido e apresentado pela jornalista Cibele Tenório, a atração abordará um disco brasileiro emblemático a cada edição. Os episódios terão uma hora de duração e combinarão o repertório do álbum com entrevistas sobre os bastidores e o processo criativo das obras. Para a sonoplastia, o programa conta com Messias Melo.

A proposta do programa é oferecer ao ouvinte a chance de se aprofundar em um álbum, refletir sobre sua proposta e entender o conceito pensado pelo artista ou pelo produtor musical para aquela obra. Embora existam alguns podcasts musicais que discutam álbuns, muitas vezes não há a possibilidade de audição das faixas do disco na íntegra. A Rádio Nacional, conhecida por sua qualidade na programação musical e pela valorização da música popular brasileira, busca preencher essa lacuna, oferecendo um espaço que una esses caminhos, como explica Cibele.

Durante o programa, artistas, produtores e pesquisadores musicais conversarão sobre grandes projetos da cena musical brasileira. As faixas do disco serão intercaladas com as discussões, proporcionando ao ouvinte não apenas a oportunidade de ouvir as obras, mas também de acessar informações, curiosidades e análises sobre produções marcantes da discografia nacional. A proposta é valorizar a pluralidade de gêneros musicais e de sotaques do país.

A primeira temporada de Festa do Disco contará com 13 programas que destacarão álbuns nacionais aclamados. A curadoria inclui clássicos atemporais como “Pérola Negra”, de Luiz Melodia, que celebrará cinco décadas em 2023, até produções mais recentes como “No Tempo da Intolerância”, disco póstumo de Elza Soares, lançado um ano após a morte da cantora em 2022.

No episódio de estreia, Cibele Tenório conversará com o historiador e pesquisador musical Lellison de Abreu Souza sobre os 45 anos do álbum “Axé – Gente Boa Do Samba”, de Candeia. O projeto é considerado um dos discos mais relevantes da história do gênero e foi o último álbum lançado pelo sambista, que faleceu poucos dias antes de seu lançamento. O programa também contará com a participação da cantora e compositora Teresa Cristina.

Não perca a estreia de Festa do Disco neste domingo, dia 17 de setembro, às 20h, na Rádio Nacional. Para mais informações sobre a programação da Rádio Nacional, acesse o site, Instagram, Spotify, YouTube, Facebook e Twitter da emissora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo