Prefeito do Rio de Janeiro é expulso do Solidariedade após declaração polêmica sobre ‘castração’ de meninas

O prefeito do município de Barra do Piraí, Mário Esteves, foi expulso dos quadros do partido Solidariedade no Rio de Janeiro, após fazer declarações polêmicas durante um evento público. Esteves defendeu a castração das “meninas” da cidade como forma de controle da população local.

A fala do gestor municipal, que ocorreu na quinta-feira (14/9), gerou repúdio nas redes sociais e também dentro do partido. O presidente estadual do Solidariedade, deputado Aureo Ribeiro, classificou a declaração como misógina e um desprezo total às mulheres. A Direção Regional do partido foi unânime na decisão de expulsar o prefeito.

Em comunicado divulgado neste domingo (17/9), Aureo Ribeiro destacou a importância de combater o preconceito contra as mulheres e repudiou o discurso do prefeito de Barra do Piraí. A declaração de Mário Esteves repercutiu de forma negativa, evidenciando a preocupação com a maneira como a população feminina é tratada pelo prefeito.

Após as críticas recebidas, Mário Esteves se manifestou nas redes sociais admitindo o erro na escolha dos termos utilizados, ao trocar o termo técnico “laqueadura” por “castrar”. No entanto, ele ressaltou a importância de debater sobre o planejamento familiar. O prefeito alegou que a troca equivocada de palavras não diminui a relevância do tema.

Em nova postagem na internet, Esteves pediu empatia e destacou que as palavras nem sempre refletem as verdadeiras intenções. Ele ressaltou que, na era da comunicação instantânea, um simples mal-entendido pode levar a um julgamento impiedoso. O prefeito afirmou que a sociedade precisa de mais empatia e menos julgamento precipitado.

Vale ressaltar que o partido Solidariedade também expulsou recentemente o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior, acusado de envolvimento em ataques golpistas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O partido considerou que as falas ofensivas e desrespeitosas do advogado ultrapassaram os limites da lei.

Dessa forma, a expulsão de Mário Esteves e Hery Waldir Kattwinkel Junior do Solidariedade evidencia a postura do partido de não compactuar com discursos preconceituosos e ofensas. A direção do partido reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e igualdade, repudiando qualquer forma de discriminação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo