Comissão Especial da Câmara dos Deputados promove audiência sobre Programa Nacional do Hidrogênio e discute ações do governo para implementação

Na próxima terça-feira (19), a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir a implementação do Programa Nacional do Hidrogênio. O debate foi solicitado pelos deputados Bacelar (PV-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que ocupam as posições de relator e presidente da comissão, respectivamente.

De acordo com o requerimento apresentado pelos deputados, o Ministério de Minas e Energia formulou o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), que propõe uma série de ações para facilitar o desenvolvimento conjunto de três pilares fundamentais: políticas públicas, tecnologia e mercado. Diante disso, os parlamentares desejam conhecer as medidas adotadas pelo governo para a implementação desse programa.

A audiência contará com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Agricultura e Pecuária; de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Minas e Energia. Será uma oportunidade para que os deputados e demais interessados possam compreender melhor as ações em andamento e as diretrizes propostas pelo governo para a produção de hidrogênio no país.

O Hidrogênio Verde tem se destacado como uma alternativa promissora para a matriz energética, uma vez que sua produção é baseada em fontes renováveis, como a energia solar e eólica. Além disso, sua utilização é considerada limpa, pois não emite poluentes atmosféricos durante a combustão, apenas vapor d’água. Por esses motivos, o hidrogênio verde tem sido considerado como uma das possíveis soluções para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 3, e será uma oportunidade importante para que os deputados possam se aprofundar no assunto e propor medidas certeiras para a implementação do Programa Nacional do Hidrogênio. O debate promete ser esclarecedor e enriquecedor, contribuindo para a formação de um cenário positivo para o desenvolvimento da produção de hidrogênio verde no Brasil.

No contexto atual, em que a transição energética e a busca por fontes de energia renováveis são cada vez mais urgentes, é fundamental que os poderes legislativo e executivo estejam alinhados na identificação de soluções sustentáveis e na criação de políticas públicas eficientes. A audiência pública é uma importante ferramenta para promover o diálogo entre os atores envolvidos e contribuir para o avanço nesse setor estratégico para o futuro da energia no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo