USP assume o topo do ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe

A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada em primeiro lugar no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe, de acordo com a edição 2024 divulgada nesta quarta-feira (13). No ranking anterior, a Pontifícia Universidade Católica do Chile havia conquistado o primeiro lugar, mas agora está na segunda posição. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, subindo duas posições em relação ao ano passado.

O ranking QS (Quacquarelli Symonds) é um dos mais respeitados no ensino superior e, na edição mundial em junho, a USP já havia subido 30 posições, alcançando a 85ª posição geral e liderando na América Latina.

Artigos relacionados

Além da USP e da Unicamp, o Brasil conta com mais duas universidades entre as 10 melhores da América Latina e do Caribe: a UFRJ, em 8º lugar, e a Unesp, em 10º. No total, sete universidades brasileiras estão entre as 20 melhores da região. Além das já citadas, estão presentes no ranking a UFMG, a PUC-Rio e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo a QS, as instituições brasileiras se destacam especialmente pela qualidade do corpo docente e pela produção de pesquisa. O Brasil possui nove das 10 primeiras posições no número de docentes com doutorado, com destaque para a Unesp e a UFABC, que empatam em primeiro lugar. Em relação à publicação científica dos docentes, as cinco melhores posições são ocupadas por universidades brasileiras.

A QS destacou a “resiliência” das universidades brasileiras diante dos cortes orçamentários no governo Jair Bolsonaro. Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, afirmou que o sucesso do Brasil no ranking é um testemunho da resiliência do sistema de ensino superior do país, que enfrentou desafios de financiamento nos últimos anos.

O ranking QS América Latina e Caribe de 2024 avaliou 430 instituições de 25 países. Além da formação dos docentes e da produção científica, outros critérios foram considerados, como intercâmbio internacional de pesquisa, reputação como empregador, relação professor/alunos e disponibilidade de recursos.

O Brasil teve o maior número de universidades no ranking, totalizando 97 instituições. Dentre elas, 35 melhoraram o desempenho em relação ao ano anterior, 31 pioraram e 31 mantiveram-se estáveis. O Peru foi o país que teve o maior percentual de universidades melhorando sua posição em relação ao ano anterior, com um aumento de 33%.

A Colômbia se destacou no quesito de reputação como empregador, enquanto a Universidade Nacional Autônoma do México tem a melhor reputação entre acadêmicos internacionais.

Confira abaixo as 20 melhores universidades do ranking QS América Latina e Caribe 2024:

1. Universidade de São Paulo (Brasil)
2. Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
3. Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
4. Tecnológico de Monterrey (México)
5. Universidade do Chile (Chile)
6. Universidade de Los Andes (Colômbia)
7. Universidade Nacional Autônoma do México (México)
8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
9. Universidade de Buenos Aires (Argentina)
10. Unesp (Brasil)
11. Universidade de Concepción (Chile)
12. Universidade Nacional da Colômbia (Colômbia)
13. Pontifícia Universidade Católica do Peru (Peru)
14. Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
15. Universidade de Santiago do Chile (Chile)
16. Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia)
17. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
18. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
19. Universidade de Antioquia (Colômbia)
20. Universidade da Costa Rica (Costa Rica)

Essa é a 13ª edição do ranking QS América Latina e Caribe, que reconhece as melhores instituições de ensino superior da região. O Brasil se destaca com suas universidades e continua sendo uma referência na educação superior da América Latina.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo