Universidade de São Paulo lidera ranking das melhores instituições de ensino superior na América Latina e Caribe

A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada em primeiro lugar no ranking das instituições de ensino superior da América Latina e Caribe, de acordo com a pesquisa da britânica Quacquarelli Symonds (QS). Esse ranking é considerado um dos mais importantes do mundo e a lista QS World University Rankings 2024 foi divulgada recentemente.

Além disso, outras duas universidades estaduais paulistas também estão presentes entre as dez primeiras colocadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu do 5º para o 3º lugar, enquanto a Universidade Estadual Paulista (Unesp) apareceu em 10º lugar.

No geral, o Brasil conta com 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe, sendo que 12 são públicas. O levantamento analisou 430 universidades de 25 países da região. No Brasil, 97 universidades foram consideradas, sendo que 35 delas apresentaram melhoras em relação à edição anterior do ranking.

Em junho, a USP também subiu 30 posições no QS World University Ranking 2024, alcançando o posto de 85ª melhor universidade do mundo. Com isso, a USP se tornou a primeira universidade brasileira a entrar no top 100 entre mais de 3 mil instituições de ensino avaliadas.

Já em julho, a Unesp recebeu destaque em um levantamento da consultoria britânica Times Higher Education. Nesse ranking, que considera apenas universidades “jovens” com menos de 50 anos de existência, a Unesp foi a instituição brasileira melhor avaliada, ficando entre a 301ª e a 350ª colocação mundial.

A Times Higher Education também realizou um levantamento da América Latina, considerando todas as universidades, independente da idade. Nesse ranking, a USP e a Unicamp dominaram o top 3, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Essas instituições de ensino superior se destacam por unirem um ensino e pesquisa de excelência com um impacto social significativo. Os índices também levam em conta o impacto comercial e o valor industrial das pesquisas desenvolvidas pelas universidades.

Além das colocações nos rankings, alunos da USP também tiveram um excelente desempenho na competição mundial de foguetes universitários, a Spaceport America Cup, que aconteceu nos Estados Unidos. A equipe do Projeto Júpiter, do curso de foguetemodelismo da Escola Politécnica (Poli), ficou em segundo lugar com o foguete Juno III.

Essas classificações destacam a relevância do sistema de ensino brasileiro e o reconhecimento internacional que as instituições de ensino superior do país têm alcançado. É um orgulho para o Brasil ver suas universidades entre as melhores da América Latina e Caribe, sendo reconhecidas tanto por sua excelência acadêmica quanto pelos impactos que geram na sociedade e na indústria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo