Workshop Mulheres de Gravata em São Paulo discute empreendedorismo feminino para reinserção no mercado de trabalho

Na última terça-feira (12/9), a Câmara Municipal de São Paulo sediou mais uma edição do workshop Mulheres de Gravata, que teve como tema central o empreendedorismo. O evento, apoiado pela vereadora Edir Sales (PSD), buscava oferecer um espaço de discussão e reflexão para mulheres que buscam reintegração no mercado de trabalho.

A palestrante do workshop, Joy Hernandez, contou um pouco sobre a origem do projeto. Segundo ela, a iniciativa surgiu em 2020 após sua separação e, neste ano, em abril, foi lançada na Câmara Municipal com uma palestra sobre autoestima para mulheres. O objetivo do projeto é mostrar às mulheres que elas podem seguir qualquer profissão, no seu próprio tempo e vestidas como preferirem. Desde abril, diversos cursos foram ministrados abordando áreas como eventos, televisão e agora, empreendedorismo. O foco desses cursos é orientar e direcionar as mulheres para que conquistem sua independência financeira.

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE revelam que, no terceiro trimestre de 2022, as mulheres representavam 44% da força de trabalho no Brasil, porém, ocupavam 55,5% dos desempregados do país. Isso totaliza 5 milhões e 300 mil mulheres desempregadas, sendo 3 milhões e 400 mil negras. Diante dessa realidade, a iniciativa Mulheres de Gravata busca preparar o público feminino para enfrentar essas dificuldades.

Suzana Leite, empresária que participou do evento, ressalta a importância do empreendedorismo para as mulheres, principalmente aquelas que têm filhos. Ela afirma que quando as mulheres recebem conhecimento, é como se as vendas dos seus olhos se abrissem e elas começam a enxergar as oportunidades. Para Suzana, ter a oportunidade de participar de um evento como esse na Câmara Municipal de São Paulo pode ser o caminho para muitas mulheres que estão em situações difíceis.

Nessa edição do workshop Mulheres de Gravata, foram compartilhadas diversas dicas sobre o universo do empreendedorismo e como as mulheres podem se destacar nesse setor, mesmo começando do zero e de maneira empoderada.

O evento foi um sucesso e reuniu mulheres de diferentes idades e backgrounds, todas com o objetivo de juntas buscarem um caminho para sua independência financeira. A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos foram aspectos fundamentais para o desenvolvimento das participantes.

O workshop Mulheres de Gravata se mostrou uma iniciativa importante e necessária para enfrentar os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Ações como essa ajudam a empoderar as mulheres, mostrando que elas são capazes de alcançar sucesso profissional e financeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo