Proposta de senadora do PSD-MT busca aumentar penas de feminicídio e medidas contra violência, em projeto chamado de pacote antifeminicídio.

A senadora Margareth Buzetti, do Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso, apresentou uma proposta com o objetivo de combater a alarmante violência contra a mulher que assola o país. Por meio do Projeto de Lei (PL) 4.266/2023, a parlamentar pretende promover alterações em cinco leis já vigentes. Entre as principais mudanças propostas, destaca-se o aumento das penas para o crime de feminicídio.

Uma das alterações propostas por Buzetti no pacote antifeminicídio é o aumento da pena mínima para o crime de 12 para 20 anos de prisão. Além disso, a pena máxima seria elevada de 30 para 40 anos de detenção. Tais modificações visam tornar mais rígida a punição para esse tipo de crime, que tem crescido assustadoramente em todo o país.

Além disso, o projeto pretende implementar medidas para lidar com as violências que frequentemente antecedem o feminicídio. A autora da proposta argumenta que é necessário punir com maior rigor essas ações com o intuito de prevenir e impedir que a violência chegue a tal ponto.

Atualmente, o PL 4.266/2023 está em tramitação no Senado Federal, onde será analisado por parlamentares e especialistas em busca de aprimoramentos e ajustes necessários. Caso aprovado, o projeto será então encaminhado para análise da Câmara dos Deputados, onde passará por mais discussões e votações.

A apresentação desse pacote antifeminicídio é uma iniciativa importante e necessária para combater a violência contra as mulheres. O feminicídio é um dos crimes mais brutais e cruéis que ocorrem em nossa sociedade, vitimando mulheres simplesmente pelo fato de serem mulheres. Portanto, é fundamental que haja uma resposta contundente do Legislativo para coibir e punir os responsáveis por essa violência.

Caso o PL 4.266/2023 seja aprovado e se torne lei, será um avanço significativo na luta contra a violência de gênero. No entanto, somente a alteração na legislação não é suficiente para resolver esse grave problema social. É necessário que ações de conscientização, prevenção e educação sejam implementadas em conjunto com a legislação, visando uma mudança cultural e a promoção de valores de igualdade e respeito entre os gêneros.

Portanto, é fundamental que a sociedade se engaje nessa luta e apoie iniciativas como o pacote antifeminicídio apresentado pela senadora Margareth Buzetti. Somente com um esforço coletivo poderemos erradicar essa violência e garantir um ambiente seguro e justo para todas as mulheres do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo