Justiça determina nova eleição na executiva nacional do PSDB após ação de Orlando Morando

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, obteve uma vitória na Justiça nesta segunda-feira (11/09) em uma ação movida contra o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A juíza Thais Araújo Correia, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, acatou o pedido de Morando e determinou que o PSDB terá que realizar uma nova eleição para a composição de sua executiva nacional em um prazo de 30 dias. Além disso, a magistrada declarou a nulidade da comissão que havia escolhido Eduardo Leite como presidente do partido.

A ação movida por Orlando Morando questionou a validade da segunda prorrogação do mandato da comissão executiva nacional do PSDB, que havia sido estendido até junho de 2023. O prefeito alegou que o estatuto do partido prevê apenas uma prorrogação, o que tornaria a segunda prorrogação inválida.

No último ano, a comissão executiva havia deliberado que Eduardo Leite assumiria a presidência do partido a partir de fevereiro de 2023. No entanto, com a decisão judicial, a eleição será realizada novamente e o PSDB aguarda a notificação oficial para tomar as providências necessárias.

A juíza Thais Araújo Correia, em sua sentença, afirmou que é imprescindível reconhecer a nulidade da prorrogação do mandato da comissão executiva nacional e julgou procedente o pedido de Orlando Morando para declarar a nulidade da segunda prorrogação e de todos os atos subsequentes. Ela determinou ainda que o partido realize uma nova eleição para eleger os membros da comissão executiva nacional em um prazo de 30 dias.

Essa decisão judicial representa uma vitória para Orlando Morando, que busca reverter a composição da executiva nacional do partido. Com a nova eleição, o prefeito de São Bernardo poderá ter a oportunidade de indicar membros alinhados com suas ideias e estratégias políticas.

O PSDB, por sua vez, terá que lidar com as consequências dessa decisão. A nulidade da comissão executiva nacional e a realização de uma nova eleição podem trazer mudanças significativas para o partido, tanto no tocante à sua direção nacional como também no equilíbrio de forças internas.

Agora, resta aguardar o desenrolar desse processo e como o PSDB irá se posicionar diante da determinação judicial. A disputa interna no partido promete continuar nos próximos meses, especialmente considerando a proximidade das eleições de 2022. O resultado dessa nova eleição poderá influenciar diretamente o posicionamento político do PSDB e suas alianças futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo