Divulgada nova data para a realização da Parada LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, que acontecerá em novembro

A Parada LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, considerada a primeira do país, já tem data marcada para este ano. O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, organizador do evento, anunciou que a manifestação será realizada no dia 19 de novembro, na Praia de Copacabana. A programação divulgada no ano passado previa a parada para o dia 24 de setembro, mas a nova data foi escolhida para garantir a estrutura necessária ao evento.

De acordo com o Grupo Arco-Íris, o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Coordenadoria de Diversidade Sexual, já está acertado. No entanto, os organizadores ainda buscam apoio do setor privado, dos governos estadual e federal. A intenção é obter recursos que permitam a realização da 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, além de ações relacionadas à saúde, cultura e cidadania em diversos centros culturais durante o mês de novembro e na própria orla de Copacabana durante o dia da parada.

Com mais de 20 anos de história, a Parada LGBTQIA+ do Rio de Janeiro é reconhecida pelo seu impacto econômico e social. Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris, destaca que o evento é o terceiro maior do estado em matéria de turismo e o segundo maior do país em número de participantes. Além disso, Nascimento ressalta a importância de avançar no entendimento sobre o evento, afirmando que São Paulo já reconhece a relevância da sua parada para a cidade.

No ano passado, a manifestação contou com dez trios elétricos e abordou não apenas a luta pela liberdade de orientação sexual e identidade de gênero, mas também temas como a preservação da Amazônia e o combate à covid-19. Para Nascimento, é necessário que as empresas e o setor privado invistam verdadeiramente nos eventos LGBTQIA+, indo além do posicionamento e contribuindo para avançar a cidadania da comunidade.

A Parada LGBTQIA+ do Rio de Janeiro é um marco na luta pelos direitos da comunidade e tem o potencial de promover a inclusão e a diversidade na sociedade. A escolha da data em novembro e os esforços para buscar patrocínio refletem a importância do evento e a necessidade de garantir sua realização da melhor forma possível. Agora, resta acompanhar os desdobramentos e torcer para que a 28ª edição seja mais um sucesso na história da parada carioca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo