Começou a frente fria e espera-se a chegada de um ciclone extratropical na região oeste do Rio Grande do Sul.

Um ciclone extratropical está previsto para atingir o oeste do Rio Grande do Sul (RS) a partir desta segunda-feira (4), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno deve ocorrer nas proximidades da cidade de São Borja. Segundo o Inmet, o ciclone se deslocará rapidamente em direção ao sudeste do Rio Grande do Sul e, por volta das 9h, estará no Oceano Atlântico, seguindo posteriormente para o alto-mar.

A Região Sul do Brasil enfrenta a chegada de uma frente fria, que já trouxe a possibilidade de tempestades localizadas e queda de granizo em áreas isoladas desde o último final de semana. Essas condições se estendem do estado gaúcho até o sul de Mato Grosso do Sul, passando por Santa Catarina e pelo Paraná.

Além das tempestades, a frente fria também pode provocar volumes significativos de chuva entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com estimativa de cerca de 100 milímetros (mm) para este domingo (3). Já na segunda-feira, além do ciclone extratropical, espera-se novos volumes de chuva em torno dos 100 mm no estado gaúcho, principalmente na região leste.

O Inmet alerta também para a possibilidade de fortes ventos, que podem afetar até mesmo o estado de São Paulo. O instituto prevê rajadas de até 100 km/h em áreas isoladas dos três estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Esses ventos também podem impactar o oeste, centro e sul de São Paulo desde o início até o fim da tarde desta segunda-feira.

É importante que a população esteja atenta aos alertas e recomendações da Defesa Civil e dos órgãos de meteorologia. Em casos de tempestades, é aconselhável evitar áreas abertas, buscar abrigo em construções seguras e não se aproximar de postes, árvores e objetos que possam representar riscos de queda. O tráfego também pode ser afetado, portanto, é recomendável seguir as orientações das autoridades de trânsito.

O Inmet continuará monitorando a situação e atualizando as informações sobre o ciclone extratropical e a frente fria que atingem o Sul do Brasil. Mantenha-se informado através dos canais oficiais e evite compartilhar informações não verificadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo