Após inverno com temperaturas recordes, resort de esqui australiano fecha pistas devido à falta de neve.

Um dos principais resorts de esqui da Austrália decidiu antecipar o fechamento de duas pistas este ano devido à falta de neve, que está diretamente relacionada ao aumento das temperaturas. Segundo dados oficiais, o inverno deste ano foi o mais quente da série histórica, apresentando uma média de temperatura 1,54ºC acima da média.

O país adota um sistema de estações climáticas, que observa as mudanças de temperatura na prática, e não apenas a posição do sol. Por isso, considera que o inverno terminou no final de agosto, tendo registrado temperaturas recordes. Em decorrência desses fatores, um dos principais resorts de esqui do país anunciou nas redes sociais que precisou antecipar o fechamento de algumas áreas devido à baixa quantidade de neve e às altas temperaturas. Pelo menos duas pistas serão fechadas entre este domingo, dia 03, e a segunda-feira, um mês antes do fim da temporada, que costuma durar até o primeiro fim de semana de outubro. Outros resorts australianos também tiveram que tomar a mesma decisão pela escassez de neve, um problema que tem se tornado cada vez mais comum e que já afetou a Europa durante o último inverno.

Um estudo recentemente publicado na revista Nature alerta que metade das estações de esqui da Europa estão ameaçadas caso a temperatura suba 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Se o aquecimento global continuar e a temperatura subir 4ºC, praticamente todas as pistas de esqui sofrerão com a falta de neve, de acordo com as previsões dos pesquisadores.

Os cientistas investigaram o que aconteceria com as estações de esqui europeias, fonte importante de receita para países montanhosos, se o mundo continuar esquentando, chegando perto da meta de 1,5ºC estabelecida pelo acordo de Paris em 2015. A conclusão é que 53% das 2.200 estações de esqui em 28 países enfrentariam um “risco muito elevado” de falta de neve caso a temperatura chegue aos 2ºC. Caso essa barreira seja ultrapassada e a temperatura suba 4ºC, praticamente todas as estações sofrerão com a escassez de neve.

Nesse cenário mais drástico, nem a neve artificial, que tem sido uma solução adotada por algumas estações de esqui nos últimos anos devido ao aumento das temperaturas, seria suficiente. O estudo alerta que mesmo com a utilização desse recurso, 70% das estações ainda ficariam sem neve.

Essa situação representa um grande desafio para a indústria do turismo nas montanhas, que depende das estações de esqui para atrair visitantes e gerar receita. Além disso, aponta para a necessidade urgente de medidas mais efetivas para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, a fim de proteger essas importantes atividades econômicas e preservar os ecossistemas naturais que estão sendo afetados. Portanto, é fundamental que governos, empresas e sociedade em geral se mobilizem para encontrar soluções sustentáveis e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo