Repórter São Paulo – SP – Brasil

Segundo Luiz Fernando, o Metrô está distante do ABC, superando qualquer outra possibilidade de transporte.

O projeto da linha 20-Rosa do Metrô, que visa ligar Santa Marina a Santo André, está longe de se concretizar no ABC. Essa é a opinião do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que afirmou em entrevista que as principais barreiras para a realização desse projeto são o tamanho do trecho debatido e o valor do investimento necessário.

De acordo com Teixeira, a linha 20-Rosa é muito menor em comparação ao que havia sido projetado anteriormente para a linha 18-Bronze, que foi substituída pelo BRT-ABC. Enquanto a linha 18-Bronze tinha previsão de alcançar Diadema, passando por São Caetano, Santo André e São Bernardo, a nova linha vai apenas da Lapa a Santo André. O deputado acredita que, sem o apoio do Governo Federal, o Governo do Estado não terá condições de realizar essa obra.

Outra questão levantada por Teixeira é o alto valor do investimento necessário para a linha 20-Rosa, estimado em R$ 25 bilhões. Isso é mais do que o dobro do valor previsto para o Trem Intercidades São Paulo-Campinas. O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, reconhece que o projeto precisará ser realizado em fases para atrair financiamento, mas defende que é preciso começar onde houver demanda do início ao fim.

O Governo do Estado assinou um contrato com a Internacional Finance Corporation, que analisará os projetos das linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A expectativa é que até o final de 2024 seja decidido se será possível seguir com os dois projetos gradualmente ou se será necessário priorizar apenas uma linha. O objetivo do governo é levar o Metrô para o ABC e para Guarulhos.

Enquanto isso, Luiz Fernando Teixeira critica a decisão do Estado de desistir da linha 18-Bronze, que tinha um contrato assinado e um valor de investimento mais baixo, cerca de R$ 4 bilhões. Se o projeto não tivesse sido abandonado, a linha estaria pronta em 2023.

O projeto da linha 20-Rosa do Metrô no ABC ainda enfrenta obstáculos como o tamanho reduzido do trecho e o alto valor do investimento necessário. Agora, resta saber se o Governo Federal irá apoiar a realização dessa obra tão aguardada pela região do ABC.

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