O governo chinês emite alerta vermelho renovado para o tufão Saola, visando proteger a população e minimizar danos.

O Observatório Nacional da China emitiu um alerta vermelho para o tufão Saola nesta quinta-feira (31), destacando a severidade deste nono tufão do ano. Prevê-se que o Saola traga vendavais e chuvas fortes para partes do Sul e Leste do país.

Segundo o Centro Meteorológico Nacional, o tufão estava localizado cerca de 330 km a sudeste do distrito de Huilai, na província de Guangdong, sul da China, às 5h da manhã. A previsão é que ele se mova para Noroeste a uma velocidade de 10 km/h, com intensidade lentamente reduzida.

A previsão é que o Saola toque terra em algum lugar da região costeira entre Huilai e Hong Kong na tarde ou noite de sexta-feira (1°), ou que se mova para oeste pelo sul, passando pelas águas do leste de Guangdong sem atingir o continente.

Áreas ao redor do Canal de Bashi, do Estreito de Taiwan, do Mar do Sul da China e das áreas costeiras de Fujian, Guangdong e Taiwan devem experimentar ventanias entre as 8h de quinta-feira e as 8h de sexta-feira. Durante esse período, espera-se fortes chuvas em partes de Fujian, Guangdong e Taiwan, com uma perspectiva de precipitação de 100 a 220 mm.

Devido à severidade do tufão, o centro meteorológico chinês emitiu um alerta enfatizando a suspensão de reuniões internas e externas, bem como operações perigosas ao ar livre. Também recomendou a transferência oportuna de pessoas que vivem em moradias vulneráveis e pediu preparativos de emergência e precauções contra possíveis desastres geológicos.

Na China, os alertas meteorológicos para tufões são codificados por cores e possuem quatro níveis, sendo o vermelho o mais severo, seguido pelo laranja, amarelo e azul.

É importante ressaltar que este conteúdo possui direitos autorais e sua reprodução é proibida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo