A Democracia será o enfoque principal do Desfile de 7 de Setembro em Brasília, promovendo a reflexão sobre esse sistema político.

No próximo dia 7 de setembro, será realizado o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento, que terá como tema Democracia, Soberania e União, está previsto para iniciar às 9h na Esplanada dos Ministérios e espera reunir cerca de 30 mil pessoas, de acordo com a previsão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

O desfile terá duração aproximada de duas horas e contará com diversas atrações, incluindo a execução do Hino Nacional, a passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) com veículos e aeronaves, apresentações de escolas públicas do Distrito Federal, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de diversas instituições. O ponto alto do evento será o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB.

A tribuna de honra do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reunirá cerca de 200 autoridades e convidados, entre ministros, chefes de poderes e representantes das Forças Armadas. Não há previsão de discurso do presidente durante o desfile, no entanto, está prevista a veiculação em rede nacional de rádio e televisão de um pronunciamento de Lula alusivo ao Dia da Independência na noite anterior, dia 6 de setembro. Neste pronunciamento, o presidente deve reforçar a defesa da democracia e pedir união nacional.

Após o desfile, Lula seguirá diretamente para a Base Aérea de Brasília, onde embarcará para participar da Cúpula do G20, que reúne as maiores economias do planeta, em Nova Délhi, na Índia.

Além do desfile, uma exposição em homenagem às Forças Armadas será montada na área externa do Museu Nacional da República e estará aberta ao público imediatamente após o término do evento. Para o ensaio geral, que contará com a participação de todos os envolvidos no desfile, incluindo a imprensa, está agendado o próximo dia 2 de setembro.

Para garantir a segurança do evento, a circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada a partir do dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à região contarão com revista de segurança e o acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento nas vias de acesso. Além disso, algumas áreas serão protegidas com grades e policiamento, como o Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o desfile, uma série de itens será proibida, incluindo fogos de artifício, armas em geral, sprays e aerossóis, entre outros. Além disso, o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada também está proibido. Para garantir a segurança, serão realizadas ações de policiamento, atendimento médico e reforço nos atendimentos de emergência.

Com a realização do Desfile Cívico e a exposição em homenagem às Forças Armadas, o Dia da Independência do Brasil será celebrado de forma especial, destacando temas como paz, soberania, ciência, tecnologia, saúde, vacinação e defesa da Amazônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo