Essa concessão terá uma área total de 1.908,69 m² e abrangerá as seguintes estações: Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Pedro II, Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília e Marechal Deodoro.
No ano passado, o Metrô obteve uma receita de R$ 38 milhões com a concessão e locação dos espaços comerciais e lojas dentro das estações. Na licitação da Linha 3-Vermelha, a empresa vencedora terá a obrigação de construir sanitários públicos e áreas de apoio para os trabalhadores dos pontos de comércio, além de ser responsável pela conservação e administração dos bicicletários.
Atualmente, existem 267 estabelecimentos comerciais nas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, oferecendo mais de 20 tipos de serviços, como lanchonetes, lojas de cosméticos, acessórios, farmácias, calçados, vestuário e acessórios eletrônicos. Essas lojas são responsáveis pela geração de mais de 350 empregos diretos.
Nos últimos anos, o Metrô tem optado por conceder à iniciativa privada os espaços comerciais de seus ramais, como a Linha 2-Verde em outubro de 2020 e a Linha 1-Azul em janeiro de 2022. De acordo com Silvia Pereira, Gerente de Negócios Patrimoniais e Inovação do Metrô, essa estratégia tem como objetivo aumentar a receita e melhorar os serviços oferecidos ao público, com a modernização das lojas e padronização da comunicação visual.
Silvia Ribeiro, Chefe de departamento de Contratos de Receitas Patrimoniais e Contratuais do Metrô, também destaca a economia gerada pelas concessões. Além da receita obtida, existem os benefícios da desoneração, especialmente em áreas que, normalmente, demandariam gastos do Metrô com vigilância, limpeza, manutenção e IPTU. Com a concessão, esses custos são repassados para a empresa vencedora, resultando em economia para o Metrô.
Além da exploração comercial dos espaços das estações, o Metrô também tem concedido a publicidade e oferecido a adoção de naming rights, como acontece em algumas paradas, além de terminais de ônibus anexos às estações. Essas ações têm gerado benefícios financeiros, como investimentos em melhorias nas estações e economia com a manutenção de mobiliário.
A concessão dos espaços comerciais da Linha 3-Vermelha é mais um passo do Metrô para buscar parcerias com a iniciativa privada, aumentar sua receita e proporcionar um melhor serviço aos passageiros. A expectativa é de que a empresa vencedora da licitação promova uma oferta equilibrada de produtos e serviços, atendendo às necessidades dos usuários do transporte público.