Apenas 3 capitais registram temperatura abaixo de 30ºC nesta quinta-feira (24), enquanto Rio de Janeiro pode atingir 40ºC.

No auge do inverno, apenas três capitais brasileiras devem ter temperaturas máximas abaixo de 30ºC nesta quinta-feira (24), de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As capitais do Sul do país, Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), terão máximas de 18ºC, 22ºC e 26ºC, respectivamente.

Enquanto isso, a cidade do Rio de Janeiro terá o dia mais quente, com previsão de máxima de 40ºC e mínima de 23ºC. Esse calor intenso é causado por uma massa de ar quente e seco que inibe a formação de nuvens. Essa onda de calor está afetando boa parte do país, elevando a temperatura em até 5°C acima da média para o período em 12 estados, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

Na quarta-feira (23), foram registrados recordes de calor em algumas regiões. Cuiabá (MT) teve o dia mais quente do ano, com temperatura máxima de 40,8ºC. No Distrito Federal, a base meteorológica do Inmet no Gama registrou 33,9ºC. Já São Paulo registrou o dia mais quente do inverno, com 32,3ºC, sendo a segunda maior temperatura do ano. A previsão é que a capital paulista alcance até 34ºC nesta quinta, se tornando a maior temperatura para um mês de agosto em 80 anos.

De acordo com o meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, historicamente agosto é o mês mais seco na capital paulista, mas este ano, devido ao fenômeno El Niño, as temperaturas estão acima da média.

Enquanto isso, Porto Alegre teve chuva de granizo na quarta-feira, e o Rio Grande do Sul estava em alerta para tempestades, com previsão de rajadas de vento até a manhã desta quinta-feira. A capital gaúcha deve ter chuvas isoladas na sexta-feira e queda de temperatura no final de semana, com mínima de 5ºC no domingo.

Em resumo, o país está enfrentando temperaturas muito altas para o período do inverno, com apenas três capitais tendo máximas abaixo de 30ºC. Essa onda de calor está sendo causada por uma massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens. As recordes de calor foram registrados em diversas regiões, e a previsão é que essas altas temperaturas continuem nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo