Repórter São Paulo – SP – Brasil

Temperaturas em SP terão variação brusca, podendo atingir 33ºC e cair abruptamente para 13ºC em apenas três dias.

A cidade de São Paulo enfrentará oscilações significativas nas temperaturas nos próximos dias, indo de uma possível temperatura recorde para o mês de agosto até a chegada de uma frente fria. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente e seco está provocando uma onda de forte calor em boa parte do país, com temperaturas até 5ºC acima da média para o período em pelo menos 12 estados, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Existe a possibilidade de que seja registrado um recorde de calor para o mês de agosto na cidade de São Paulo, superando as máximas históricas registradas em 1952 e 1955, que foram de 33,1ºC. Caso isso ocorra, será a maior temperatura já registrada para o mês desde que o Inmet começou a fazer a estatística em 1943.

Além disso, os próximos dias podem ser os mais quentes do ano na cidade, mesmo sendo inverno. A maior temperatura registrada em 2023 foi de 32,5ºC, em 16 de janeiro, durante o verão. Nesta terça-feira (22), a máxima em São Paulo ficou em torno de 30ºC, sendo o quarto dia do mês nesta faixa de temperatura.

A partir da noite de quinta-feira, há previsão de que as temperaturas comecem a diminuir no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e sudeste de Minas Gerais, devido ao avanço de uma frente fria. O instituto alerta para a amplitude térmica que poderá ocorrer na quinta-feira, com vento quente no início da tarde e redução da sensação térmica no início da noite.

No litoral sul, próximo à divisa com o Paraná, as máximas deverão ter uma diferença de até 16ºC entre quinta e sexta-feira, caindo de 40ºC para 24ºC. O fim de semana também será instável, com previsão de chuviscos e chuvas fracas ocasionais.

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para o risco de incêndios no estado devido ao tempo seco. Algumas regiões, principalmente no oeste e noroeste, podem atingir o nível máximo considerado de emergência. Em Presidente Prudente, um incêndio em um galpão de reciclagens provocou a interdição de uma rodovia devido à fumaça. É importante estar atento aos cuidados necessários para evitar incêndios florestais.

Portanto, nos próximos dias, é recomendado utilizar protetor solar, beber bastante água, tomar cuidado com a fumaça das queimadas e estar preparado para as oscilações nas temperaturas. Não saia de casa sem uma blusa e mantenha o guarda-chuva à mão.

Sair da versão mobile