Em seu discurso, Kajuru citou os motivos alegados pela empresa para suspender os pacotes. Segundo a 123 Milhas, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada foram os principais fatores que levaram à suspensão. No entanto, o senador criticou essa justificativa, afirmando que a empresa apenas pegou o dinheiro dos consumidores para gerar caixa e devolveu uma ilusão.
O senador ressaltou que o Código do Consumidor é claro e garante ao cliente o direito de escolher a forma de ressarcimento. No entanto, ele apontou que nada disso é capaz de reparar a frustração dos consumidores. Além disso, Kajuru criticou a dificuldade que a empresa impõe aos clientes ao restringir a comunicação apenas por e-mail, além de oferecer vouchers parcelados como forma de compensação.
Kajuru também defendeu a necessidade de realizar uma análise detalhada do setor aéreo e avaliar rigorosamente o modelo de venda de pacotes flexíveis. Ele lembrou que há três meses o governo proibiu a empresa Hurb, antigo Hotel Urbano, de vender pacotes neste modelo devido ao descumprimento de seus compromissos.
O senador destacou que, neste momento de reconstrução do Brasil, a segurança e a confiabilidade são fatores vitais em todas as áreas, especialmente no turismo, que é um forte indutor da economia e responde por 8% do PIB nacional.
Essas críticas de Kajuru evidenciam a necessidade urgente de uma maior atenção das autoridades e do poder legislativo para o setor aéreo no Brasil, visando garantir a segurança e proteção dos consumidores, bem como a transparência e a responsabilidade das empresas que atuam nesse mercado.