O Senado empossa jovens do programa Jovem Senador 2023 em cerimônia oficial.

Nesta segunda-feira (21), foram empossados e diplomados os “Jovens Senadores” da edição 2023 do programa do Senado voltado a estudantes do ensino médio. O concurso de redação, cujo tema deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”, premiou 27 participantes, juntamente com seus respectivos professores. A cerimônia de posse contou com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), juntamente com os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jorge Seif (PL-SC).

Durante a cerimônia, os “Jovens Senadores” elegeram sua própria Mesa para organizar os trabalhos. Esses jovens serão responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações, além de representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado. A estudante Vitória Andrade Couto, do Colégio Estadual Antonio Figueiredo Tempo Integral, em Ibiassucê (BA), foi eleita presidente do colegiado, enquanto Carlos André Terto da Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus (ES), foi eleito vice-presidente.

Os estudantes permanecerão em Brasília até a próxima sexta-feira (25), participando de comissões temáticas, onde apresentarão e debaterão ideias legislativas. Ao final, as sugestões aprovadas serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), podendo se tornar leis caso sejam aprovadas pelos parlamentares.

Durante a cerimônia, o senador Paulo Paim parabenizou os estudantes e ressaltou a importância do “investimento maciço” em educação em todos os níveis. Ele considerou a posse dos “jovens senadores” uma data especial que celebra a força da nação por meio de cidadãos cheios de sonhos e potencial.

Os demais senadores presentes também se pronunciaram, destacando a importância do programa e parabenizando os estudantes. O senador Izalci Lucas ressaltou que esses jovens representam o futuro do país e terão a oportunidade de contribuir para melhorar o Brasil. O senador Nelsinho Trad considerou o programa um “instrumento ímpar” para estimular as vocações. Já o senador Jorge Seif destacou a felicidade de ter conhecido o programa e afirmou que os jovens representam não o futuro, mas o presente.

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Os participantes são selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos. O Senado custeia todos os gastos necessários para a execução do programa e tem como objetivo fomentar a reflexão dos jovens sobre política, democracia e o exercício da cidadania.

Além da posse dos “Jovens Senadores”, o Senado realizará uma sessão especial nesta terça-feira (22) em homenagem aos selecionados para o programa. A sessão tem como objetivo incentivar a participação política dos estudantes e a educação quanto à cidadania e às instituições da República.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo