O projeto “Gabinete 3D” chega a Santos com o objetivo de debater a regionalização da Saúde no Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve em Santos, nesta segunda-feira (21), para levar à Baixada e para a região de Registro, o “Gabinete 3D – Saúde” do Governo de SP, que concentra ações para promover a aproximação das lideranças, gestores públicos e servidores da rede de saúde. Paiva também participou da abertura da Oficina de Regionalização da Saúde dessas regiões.

A iniciativa faz parte do movimento de regionalização que está ocorrendo no estado de São Paulo. O modelo de descentralização visa uma gestão mais personalizada para cada região, a fim de resolver problemas, ampliar o acesso à saúde e melhorar a eficiência dos serviços. O diálogo é essencial para entender e solucionar problemas, melhorar serviços e ter o senso de urgência necessário para cuidar das pessoas.

Durante a visita, o secretário da Saúde esteve em quatro unidades de saúde no município de Santos: ala de internação SUS do Hospital Santo Antônio da Beneficência Portuguesa, Hospital Guilherme Álvaro, Santa Casa de Santos e Complexo Hospitalar dos Estivadores. O objetivo foi ver de perto a realidade dessas instituições e ouvir as principais demandas dos profissionais de saúde que atuam na região.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo tem como objetivo diminuir as desigualdades entre as regiões, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Para alcançar esses objetivos, está prevista a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, descentralizando efetivamente o sistema de saúde.

O programa conta com a parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A parceria busca fortalecer a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo, criando redes permanentes de cooperação entre as instituições.

Até agora, as oficinas de regionalização já foram realizadas nas regiões de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Ribeirão Preto. A próxima está prevista para acontecer na região de Campinas ainda em agosto.

A Oficina de Regionalização da Saúde na Baixada Santista acontece em dois dias. No primeiro dia, foram realizados painéis sobre o projeto de regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação da proposta para regulação do acesso e dos objetivos do projeto. No segundo dia, os grupos de trabalho elaboraram propostas e relatórios sobre a saúde na região e apresentaram o resultado das discussões do dia anterior.

A iniciativa do Gabinete 3D – Saúde demonstra o compromisso do Governo de São Paulo em oferecer saúde pública de qualidade e ouvir os profissionais que estão na linha de frente. Com o apoio das lideranças locais, gestores públicos e servidores da saúde, é possível construir uma nova saúde, mais eficiente e que atenda às necessidades de cada região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo