Repórter São Paulo – SP – Brasil

Levantando o desafio, peões selecionam touros em Barretos, garantindo vantagem aos astutos competidores da arena.

A etapa final da PBR (Professional Bull Riders) está acontecendo durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e trouxe uma novidade: o sistema de sorteio e escolha de touros pelos peões. Essa é a primeira vez que esse modelo é adotado no maior rodeio do Brasil. A ideia é dar aos melhores da noite de sorteio a oportunidade de escolher primeiro o animal para o dia seguinte.

Essa alternância entre sorteio e escolha proporciona diferentes estratégias para os competidores. Aqueles que são favorecidos na escolha podem optar por montar em um touro mais fácil, enquanto os menos favorecidos podem ter que enfrentar um touro mais difícil. No entanto, vale ressaltar que a avaliação da montaria envolve tanto o peão quanto o touro. Portanto, mesmo que um competidor tenha um touro difícil, se ele conseguir parar na montaria, poderá obter uma boa nota e subir na classificação.

Nos dois primeiros dias de competição, os touros levaram a melhor. Na quinta-feira, dos 25 competidores, apenas 12 conseguiram ficar montados nos animais durante os oito segundos necessários para que a montaria fosse considerada válida. Já na sexta-feira, 9 peões derrotaram os touros escolhidos por eles. Essa imprevisibilidade é característica do rodeio e foi destacada pelo comentarista Emilio Carlos dos Santos, o Kaká de Barretos.

Esse sistema de sorteio e escolha continuará sendo utilizado no sábado, e a livre escolha será aplicada no domingo, quando será conhecido o campeão da etapa final em Barretos, bem como o vencedor da temporada. É importante ressaltar que a dificuldade em montar em touros tem aumentado nos últimos anos devido ao melhoramento genético dos animais, que estão se tornando mais baixos, ágeis e agressivos.

Após os dois primeiros dias de competição, o peão Luiz Américo Silva, de Timóteo (MG), lidera com 176,5 pontos, seguido de perto por Cléber Henrique Marques. Gabriel Morais ocupa a terceira posição. O campeão receberá um prêmio de R$ 100 mil e terá a oportunidade de disputar provas nos Estados Unidos.

A Festa do Peão de Barretos não se resume apenas à PBR. O evento também receberá as finais da Liga Nacional de Rodeio e o Barretos International Rodeo, além de mais de cem shows em cinco palcos e outras competições envolvendo touros. A previsão é de que 900 mil visitantes passem pelo evento até o dia 27.

Sair da versão mobile