Falha técnica no metrô de SP causa interrupção de 2 horas na linha lilás, acarretando transtornos aos usuários.

Linha 5-lilás do metrô de São Paulo paralisada por duas horas devido a falha técnica

A linha 5-lilás de metrô, que conecta bairros da zona sul de São Paulo, teve uma falha técnica e ficou totalmente paralisada por cerca de duas horas na tarde desta sexta-feira (18). Passageiros enfrentaram filas enormes e atrasos para utilizar ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio em Situação de Emergência), que fizeram a conexão entre as 17 estações da linha.

A falha teve início às 14h10. Por volta das 16h, a concessionária ViaMobilidade disse que a circulação dos trens começava a ser normalizada.

O motivo da falha foi uma tentativa de furto de cabos de fibra ótica, segundo a empresa. Essa tentativa de furto ocorreu na região do Horto do Ipê, próximo à estação Capão Redondo, parada final da linha 5-lilás.

Na estação Santo Amaro, zona sul da capital, dezenas de passageiros eram orientados a sair da plataforma e esperar pela condução. Avisos sonoros nas estações e funcionários direcionavam as pessoas para os locais onde deveriam aguardar os veículos. Segundo uma passageira, os ônibus do Paese chegavam em intervalos com mais de 30 minutos.

“Foram acionados 80 ônibus do sistema Paese para atender o fluxo de passageiros, em ambos os sentidos”, disse a ViaMobilidade. A empresa diz que a normalização leva algum tempo por causa do represamento de trens que ocorre após qualquer paralisação.

Já o Metrô, nas redes sociais, orientava a utilização da linha 4-amarela como alternativa para quem precisasse acessar a linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Linha 5-lilás do metrô de São Paulo paralisada por duas horas devido a falha técnica

A linha 5-lilás do metrô de São Paulo, que atende vários bairros da zona sul da capital, ficou completamente paralisada nesta sexta-feira (18) devido a uma falha técnica. O transtorno causou atrasos e longas filas nos ônibus do sistema Paese, responsável por fazer a conexão entre as 17 estações ao longo da linha.

A interrupção no serviço teve início às 14h10 e só foi normalizado por volta das 16h, segundo informações divulgadas pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da linha. De acordo com a empresa, a causa da falha técnica foi uma tentativa de furto de cabos de fibra ótica, que ocorreu nas imediações do Horto do Ipê, próximo à estação Capão Redondo, localizada na extremidade sul da linha 5-lilás.

Na estação Santo Amaro, os passageiros foram orientados a deixar a plataforma e aguardar pelos ônibus do sistema Paese, enquanto avisos sonoros e funcionários direcionavam as pessoas para os pontos de espera. Segundo relatos de um passageiro, os ônibus demoravam mais de 30 minutos para chegar.

A ViaMobilidade informou que foram disponibilizados 80 ônibus do sistema Paese para atender a demanda de passageiros, em ambos os sentidos da linha. A normalização do serviço leva algum tempo devido ao acúmulo de trens causado por qualquer interrupção no serviço.

O Metrô, por sua vez, recomendou em suas redes sociais que os passageiros utilizassem a linha 4-amarela como alternativa para chegar à linha 9-esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo