O steampunk é um subgênero da ficção científica que se passa entre os séculos XIX e XX. Mais especificamente, entre a Era Vitoriana e a Era Eduardiana. A ideia é mesclar cultura e história, e para isso, Paranapiacaba é o cenário ideal, com sua atmosfera de neblina e sua arquitetura no estilo inglês do século XIX.
Adriana Cabral, organizadora do evento desde a primeira edição, em 2013, explica que a Steamcon não tem nenhuma ligação com as lendas da Vila de Paranapiacaba. Pelo contrário, tem a ver com a história real da vila, construída no século XIX para abrigar os funcionários da São Paulo Railway, responsável pela primeira ferrovia de São Paulo.
A Steamcon Paranapiacaba é a única convenção do gênero no Brasil, mas o movimento steampunk também realiza eventos em Santos (SP) e Curitiba (PR). O evento atrai um público diversificado, desde crianças até idosos, e é aberto a todos, sem classificação etária. Além dos fãs do gênero, o evento também atrai grupos de amigos, famílias e fotógrafos.
Uma das atrações do evento será o Concurso de Steamplay, que tem o objetivo de incentivar a criatividade dos participantes. Para concorrer, é necessário estar caracterizado como personagem steampunk e fazer a inscrição até meia hora antes do concurso, no sábado. Os prêmios incluem um troféu, uma arma Nerf customizada e óculos de proteção para o primeiro colocado, troféus e óculos de proteção para o segundo e terceiro colocados.
A Steamcon Paranapiacaba conta com o apoio da Prefeitura de Santo André, do restaurante Mr. Balmann, do Railway Beer, das pousadas Shamballah e Avalon, bem como dos artistas envolvidos.
Essa será a sétima edição da Steamcon em Paranapiacaba, que foi idealizada por Raul Cândido, co-fundador do Conselho Steampunk, em 2008. O evento é uma oportunidade única para os fãs do steampunk se reunirem, compartilharem suas paixões e mergulharem em um mundo de criatividade e imaginação.