A Revisão da Zona Especial de Interesse Comercial foi apresentada na ACISA, trazendo importantes novidades para o setor.

Na última quarta-feira (16/08), o secretário de Planejamento Estratégico de Santo André, Acácio Miranda da Silva Filho, e o diretor de Planejamento e Urbanismo, Diego Cabral, estiveram na Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA) para apresentar a Revisão da Zona Especial de Interesse Comercial (ZEIC).

O evento contou com a presença da diretoria da Associação dos Construtores do ABC, representada por Milton Bigucci Junior e Bruno Patriani, empresários dos segmentos da construção civil e imobiliárias, além dos diretores da ACISA.

A revisão da ZEIC faz parte do projeto do novo Plano Diretor do Município de Santo André e contou com a parceria da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Durante o estudo, foram mapeados 23 corredores comerciais, totalizando 3.763 atividades de comércio e serviços.

De acordo com Diego Cabral, o objetivo do estudo era identificar e avaliar áreas com potencial de expansão, além de definir projetos para o desenvolvimento e qualificação dessas regiões.

O estudo também levou em consideração a melhoria da qualidade do mobiliário urbano, a mobilidade motorizada e ativa, bem como a qualificação dos espaços públicos. Além disso, buscou estimular parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, garantindo a gestão democrática e participativa dos projetos e recursos em cada território.

Após a apresentação, alguns empresários questionaram sobre a definição dos índices de coeficientes. O secretário de Planejamento Estratégico explicou que esses índices serão definidos em breve. Segundo ele, Santo André já possui atrativos índices de 2,5 a 4, mas buscará novas métricas que sejam benéficas para todas as partes envolvidas.

A expectativa é que a revisão da ZEIC contribua para o crescimento e desenvolvimento econômico de Santo André, por meio da qualificação e expansão das áreas de comércio e serviços. A parceria entre a prefeitura, a ACISA, a associação dos construtores e empreendedores locais é fundamental para o sucesso desse projeto.

Com essa revisão, espera-se também que haja maior valorização imobiliária nessas regiões, gerando mais investimentos e oportunidades de negócios para os empresários locais. Além disso, a qualificação dos espaços públicos proporcionará uma melhor experiência para os moradores e visitantes da cidade.

Em suma, a apresentação da Revisão da Zona Especial de Interesse Comercial em Santo André demonstra a preocupação e o comprometimento da gestão municipal em promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar das pessoas. O trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada é essencial para alcançar esses objetivos e fortalecer o comércio e os serviços na cidade. A expectativa é que essa iniciativa traga benefícios tanto para os empresários quanto para a população de Santo André.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo