Confronto armado entre PMs e bandidos irrompe em Santos.

Policiais militares e criminosos entraram em confronto no bairro José Menino, em Santos, litoral paulista, durante uma ação da Operação Escudo realizada na Baixada Santista. A troca de tiros ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), resultando em disparos por armas de fogo contra dois policiais militares. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente. Os policiais são membros do 2° Batalhão de Ações Especiais de Polícia e reagiram aos disparos. No entanto, os criminosos conseguiram escapar, ainda sendo procurados pelas autoridades.

A situação foi registrada como uma tentativa de homicídio contra os policiais no 2° DP de Santos, reforçando a gravidade da ação criminosa em decorrência da Operação Escudo. Essa megaoperação policial em andamento na Baixada Santista já contabilizou um total de 16 mortes, conforme relatório do governo estadual. Trata-se de uma intervenção da Polícia Militar que vem se mostrando uma das mais violentas desde o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, quando 111 detentos morreram em uma rebelião no presídio.

Essas 16 mortes são resultado direto do assassinato do soldado Patrick Bastos Reis, que ocorreu no dia 27 do mês passado no município de Guarujá. A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP) relata que as forças policiais têm enfrentado uma significativa resistência por parte dos criminosos na Baixada Santista, evidenciada tanto pelo homicídio do soldado como também pelas três tentativas de homicídio contra policiais na última semana, além do ocorrido desta quinta-feira.

A Operação Escudo permanece em curso na região para combater o tráfico de drogas e desmantelar as organizações criminosas envolvidas. O objetivo é garantir a segurança da população e inibir a prática de crimes graves. Não obstante, os primeiros meses de gestão Tarcísio no governo de São Paulo têm registrado um aumento no número de mortes causadas por policiais. De acordo com a SSP, no primeiro semestre deste ano, 155 pessoas foram mortas por PMs em serviço, em um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo