O PT firma parceria com empresa de satélites, transformando-se em uma emissora de TV aberta por meio de antenas parabólicas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) acaba de estrear oficialmente um canal de TV aberta. Na última quinta-feira (10), o sinal de transmissão do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi disponibilizado nas antenas parabólicas digitais, no canal 1313. No momento, a programação está em fase experimental, exibindo vídeos institucionais e produções já veiculadas no canal do YouTube do partido.

De acordo com Jilmar Tatto, deputado federal e secretário de comunicação do PT, o próximo passo é montar uma programação completa. “Já temos um jornal de manhã. Pretendemos exibir discursos antigos do presidente Lula, documentários e outros conteúdos”, revelou em entrevista ao F5. O PT manifestou interesse em utilizar o canal 13, no entanto, a frequência já está ocupada pela emissora Band.

Para viabilizar a transmissão via antenas parabólicas, o PT alugou espaço em satélites, seguindo o modelo adotado por empresas de comunicação, como as emissoras de notícias Jovem Pan e CNN Brasil, que também ingressaram nesse tipo de transmissão em 2021 e 2022, respectivamente. Essa estratégia é uma alternativa para alcançar mais audiência.

Vale ressaltar que essa operação em parabólicas não requer autorização do Ministério das Comunicações, que é responsável por conceder sinais terrestres abertos, captados por antenas convencionais. No mercado publicitário, essa alternativa é conhecida como TV RO, sigla para Television Receive-Only, ou seja, televisão apenas para recepção.

Para convencer a direção do PT sobre essa operação, Tatto dedicou um mês para negociações, demonstrando que era uma ação viável e legal. Atualmente, segundo a Anatel, existem cerca de 3 milhões de antenas parabólicas digitais ativas, alcançando aproximadamente 20 milhões de indivíduos.

Tatto acredita que esse mercado tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Estima-se que, até o final da década, ele possa atingir pelo menos 60 milhões de pessoas em todo o país, com uma maior disseminação das antenas parabólicas digitais nas regiões do interior.

Paralelamente à entrada nas parabólicas, o PT também busca autorização para ingressar na TV aberta convencional, por meio do Ministério das Comunicações. O pedido foi feito no início de junho e há bastante otimismo nos bastidores de que ele seja autorizado em breve.

Com essa nova iniciativa, o PT busca ampliar sua presença na mídia e fortalecer sua comunicação com a população. A inclusão do canal de TV aberta é um passo importante nessa estratégia, permitindo ao partido alcançar um público maior e transmitir suas mensagens de forma direta e efetiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo