Durante a visita, Lula afirmou: “Ainda tem muita gente que acha que a gente gasta, acha que estamos gastando ao fazer essa faculdade, acha que a gente está gastando fazendo apartamento para as crianças morarem. Tudo aquilo que você faz e traz um resultado benéfico para as pessoas, para o município, para o estado e para a União é investimento, e não é gasto. Não tem investimento mais barato do que investir na educação”. O presidente ressaltou a importância de enxergar os investimentos na área educacional como um meio de desenvolver o país.
A nova sede do Impa, que será localizada na região portuária do Rio de Janeiro, terá o primeiro curso de graduação do instituto. O governo federal investirá R$ 16,7 milhões na criação deste curso, que terá início em 2024 com a oferta de 100 vagas. Os estudantes selecionados serão escolhidos com base no desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Durante seu discurso, Lula também fez críticas ao governo anterior, enfatizando a falta de apoio à educação: “Não é aceitável que um país alegre, que gosta de música, que gosta de dançar, que tem esse povo maravilhoso e alegre vote em um mentiroso, em um cara que contava 11 mentiras por dia. Um cidadão que fazia fake news todo santo dia, que pregava o ódio, que pregava o desaforo e não educava, e não incentivava ninguém a comprar um livro, só comprar arma”.
Além disso, Lula aproveitou a ocasião para mencionar o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está previsto para ocorrer no dia seguinte em uma solenidade no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente, a Petrobras irá destinar parte dos dividendos para investimentos em produção de gás, óleo, gasodutos e conhecimento científico e tecnológico.
O PAC contará com um investimento de R$ 240 bilhões nos próximos quatro anos, abrangendo áreas como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e acesso à água para todos. Além disso, serão contempladas áreas como defesa, educação, ciência e tecnologia.
Dessa forma, Lula destaca a importância de investimentos na educação e em programas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica como forma de promover o desenvolvimento do país e evitar a fuga de talentos para o exterior. O presidente evidencia que esses investimentos são uma forma de transformar recursos públicos em investimentos benéficos para a sociedade e para o país como um todo.