Em um esforço para revigorar o setor industrial no Brasil, o Senado realizará uma sessão temática de debates focada na retomada da indústria. Este movimento emergente surge com a intenção de discutir os marcos legais que podem instigar uma atmosfera de segurança jurídica, simplificação dos trâmites burocráticos, além de incentivar inovação e competitividade. Esta iniciativa foi aprovada na quarta-feira (9), em uma sessão plenária.
Para esboçar um plano abrangente, representantes do setor industrial, governo, e de centrais sindicais serão convidados para participar dos debates. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), autor do requerimento (RQS 691/2023), sinaliza que o país está enfrentando um processo de desindustrialização desde a década de 1980. Segundo os dados citados pelo senador, é evidente como a contribuição deste setor ao PIB (produto interno bruto) do país teve uma queda drástica – de 36% em 1985 para somente 11% em 2021.
“Está na hora de o Brasil abrir as portas para uma indústria forte, variada, produtiva e competitiva”, pontua o parlamentar. Ele acredita que o país tem a oportunidade de se beneficiar das transformações globais em curso. Suas sugestões focalizam a atenção da indústria nacional em investimentos em processos de produção sustentáveis, desenvolvimento de novas fontes de energia, eficiência energética, crescente mercado de créditos de carbono e bioeconomia.”
A data específica para a realização da sessão de debates ainda está a ser decidida.
Outras Propostas
Além disso, os senadores também deram anuência a outros requerimentos, incluindo o do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), solicitando a realização de uma sessão especial para celebrar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica (RQS 700/2023); e do senador Izalci Lucas(PSDB-DF), o qual propôs a realização de uma sessão especial para comemorar o Dia do Administrador (RQS 830/2022).