Cientistas encontram 4 tarântulas inéditas na Colômbia em recente pesquisa. Descoberta revela diversidade da fauna local.

Uma recente expedição científica realizada na costa pacífica da Colômbia, na região conhecida como Chocó, revelou a descoberta de quatro novas espécies de aranhas. O estudo, publicado na revista especializada ZooKeys, contou com o financiamento da Universidade EAFIT, localizada em Medellín.

Entre as espécies encontradas, destaca-se a Ummidia solana, cujo nome é uma referência à baía de Solano, local de sua descoberta. Essa aranha pertence ao grupo das tarântulas e é conhecida como aranha de alçapão, devido à sua habilidade de esperar em tocas subterrâneas e capturar suas presas quando estas passam em sua frente.

Além da Ummidia solana, foram encontradas as tarântulas Euthycaelus cunampia, Neischnocolus mecana e Melloina pacifica. Essas espécies possuem características únicas, como corpo mais longo do que largo e diferentes colorações.

Destaca-se a espécie Melloina pacifica, que representa o primeiro registro do gênero na Colômbia, já tendo sido descrita anteriormente na Venezuela e no Panamá. O achado dessa espécie em florestas é inédito, uma vez que as outras espécies do gênero são encontradas em cavernas.

Outro destaque é a Euthycaelus cunampia, que recebeu seu nome em homenagem a membros da comunidade indígena Emberá, que atuam como guias turísticos em um jardim botânico próximo ao local onde a aranha foi encontrada.

A expedição também revelou a existência da Neischnocolus mecana, representando o primeiro registro do gênero na região do Chocó e na costa pacífica colombiana.

Os pesquisadores ressaltam que essas descobertas ampliam o conhecimento sobre a distribuição geográfica desses gêneros e demonstram o potencial de novas espécies ainda não descobertas pela ciência.

O estudo foi realizado no Jardín Botánico del Pacífico, localizado em uma área conhecida como hotspot natural de biodiversidade. Apesar de ser uma região turística com resorts de luxo, a atividade humana pode representar um risco para as espécies encontradas, incluindo as aranhas.

Essa expedição teve como objetivo preencher a lacuna de conhecimento sobre a diversidade de aranhas na região do Chocó, que recebeu pouca atenção científica até o momento.

As aranhas encontradas pertencem à ordem Mygalomorphae, que representa apenas 6% da diversidade de aranhas conhecida. Elas são predadoras e se alimentam de diferentes artrópodes e pequenos vertebrados.

A expedição ocorreu entre os dias 10 e 25 de fevereiro de 2022, e os exemplares coletados foram depositados na coleção de Aracnologia do ICN, localizado na Universidade Nacional de Colômbia, em Bogotá.