Vladimir Putin reeleito para quinto mandato com vitória recordista: 87% dos votos legitimam projeto autoritário e militarista na Rússia.

Vladimir Putin garantiu mais um mandato à frente da Presidência da Rússia em uma eleição realizada no último domingo. O político, que obteve uma vitória esmagadora com 87% dos votos, utilizou seus discursos pós-eleição para reforçar seu projeto autoritário e militarista, além de anunciar novos objetivos na Guerra da Ucrânia.

O pleito, marcado por um forte policiamento, contou com alguns protestos simbólicos, seguindo a proposta do falecido opositor Alexei Navalni, que havia convocado seus apoiadores para se manifestarem nos postos de votação no mesmo horário, em um ato denominado “Meio-dia contra Putin”. No entanto, a atuação da polícia russa impediu maiores manifestações.

Países como Estados Unidos, Alemanha e Ucrânia criticaram a eleição, afirmando que o processo não foi livre nem justo. Opositores tiveram suas candidaturas barradas, e os outros candidatos na urna eram deputados aliados, sem reais chances de vitória. O novo mandato de Putin se estenderá até 2030, quando poderá tentar a reeleição mais uma vez, de acordo com as regras atuais.

O programa Café da Manhã, da Folha, dedicou um episódio para discutir os desdobramentos da reeleição de Putin, com a participação do repórter Igor Gielow, que acompanhou de perto o processo eleitoral na Rússia. O episódio está disponível no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha, e aborda as respostas internas e externas diante da vitória do presidente russo.

O Café da Manhã é um programa diário, apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem, e edição de som de Thomé Granemann. A análise do resultado eleitoral de Putin e suas consequências é um dos destaques do programa, que busca abordar temas relevantes do noticiário nacional e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo