Repórter São Paulo – SP – Brasil

Virada Sustentável em São Paulo promove reflexão sobre sustentabilidade e apresenta programação diversificada de palestras, shows e atividades culturais

A 13ª edição da Virada Sustentável em São Paulo começou no último sábado (16) com uma série de atrações musicais, peças teatrais, instalações, palestras e cursos gratuitos. O evento, baseado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, tem como objetivo promover a reflexão e conscientização sobre sustentabilidade nos eixos cultura, ação e conhecimento.

Uma das obras de arte que chamam a atenção é a instalação Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra. A obra é composta por ovos fritos gigantes e busca alertar para os problemas causados pelo aquecimento global. Localizada na praça do Teatro B32, no Itaim Bibi, a instalação pretende despertar a reflexão dos transeuntes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.

Além das manifestações artísticas, a Virada Sustentável também proporciona a oportunidade de participar de palestras e debates. Destaca-se a palestra “Um mundo livre de secas e inundações? Lições vitais da regeneração ecológica em grande escala na Índia”, que contará com a presença do ambientalista Rajendra Singh. O evento está programado para o dia 22, às 17h, no Unibes Cultural.

Outros temas que serão discutidos ao longo dos próximos dias incluem o desafio das mudanças climáticas para a cidade de São Paulo, agroecologia, biocombustíveis e o papel do jornalismo na sustentabilidade.

No que diz respeito às atrações culturais, está previsto o espetáculo “Raízes do Carimbó”, que valoriza elementos da cultura amazônica, e a apresentação da Orquestra Mundana Refugi, composta por 22 músicos imigrantes, refugiados e brasileiros, juntamente com a cantora Adriana Calcanhoto. O show será realizado no Parque Villa-Lobos no dia 24 de setembro, encerrando a Virada Sustentável em São Paulo.

Além disso, diversas atividades de ação estão programadas, como a distribuição de adubo, oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e trilhas.

Segundo André Palhano, um dos fundadores do festival, esta edição da Virada Sustentável promete ser histórica, com uma ampla programação e ocupação da cidade. A intenção é gerar informação e reflexão por meio de abordagens criativas e atrativas sobre sustentabilidade. A programação completa do evento está disponível no site www.viradasustentavel.org.br.

Sair da versão mobile