A declaração no vídeo inventa dados e os atribui a um estudo intitulado “Eficácia da Vacina contra Covid-19 em Idosos Europeus entre o Outono de 2022 e o Inverno de 2023”. Este estudo foi elaborado por uma equipe de pesquisadores liderada por Charlotte Laniece Delaunay, do Departamento de Epidemiologia da empresa Epiconcept, e publicado no JAMA Network Open em julho de 2024.
As afirmações falsas presentes no vídeo têm como base um texto do site Médicos pela Vida, grupo que já foi condenado por fazer propaganda pró-cloroquina. O Comprova já realizou outras checagens relacionadas a conteúdos divulgados por esse grupo, desmentindo a afirmação de que um estudo de Harvard confirmou a eficácia da hidroxicloroquina na prevenção da Covid-19.
Especialistas ouvidos pelo Comprova apontam que o texto do site distorce os dados do estudo publicado no JAMA, não fazendo menção à ideia de “eficácia negativa” das vacinas. Segundo o estudo, a efetividade das vacinas diminui com o tempo após a aplicação, mas são mais eficazes nos primeiros 180 dias.
Além disso, a pesquisa destaca a importância de os órgãos de saúde estarem atentos para disponibilizar vacinas atualizadas para lidar com novas variantes do vírus. O Comprova tentou entrar em contato com os responsáveis pela publicação e pelo site, mas não obteve retorno até o momento.