Vacinação contra HPV passa a ser em dose única para maior adesão, anuncia Ministério da Saúde

A vacinação contra o HPV, vírus do papiloma humano, passa a ser em dose única no Brasil. A decisão foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em sua conta no Twitter. A partir de agora, a vacina será aplicada em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de outros grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Essa mudança na recomendação, que antes era de duas doses com intervalo de seis meses, foi embasada em estudos científicos que demonstram maior adesão à vacina, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina visa prevenir o câncer de colo de útero, entre outros tipos, causados pelo HPV, que é capaz de infectar mucosas orais, genitais e anais de homens e mulheres.

No Brasil, a vacina é ofertada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, assim como para pessoas vivendo com HIV e vítimas de abuso sexual. A vacina utilizada no SUS é quadrivalente, produzida pelo Instituto Butantan e protege contra quatro formas do vírus. Já na rede particular, a vacina protege contra nove tipos do vírus.

Apesar da importância da vacinação contra o HPV, nos últimos anos o país tem enfrentado queda na cobertura vacinal. Uma das dificuldades apontadas pelos especialistas é o esquema vacinal em duas doses, o que pode dificultar a adesão dos indivíduos.

Em 2022, a adesão à primeira e segunda dose da vacina entre as meninas foi de 75,91% e 57,44%, respectivamente. Já entre os meninos, os números foram ainda menores, com 52,26% na primeira aplicação e 36,59% na segunda. No entanto, em 2023 houve um aumento de 42% no total de doses aplicadas em relação a 2018, com 5,6 milhões de doses.

A nova recomendação de dose única para vacinação contra o HPV representa um avanço na busca pela prevenção do câncer e outras doenças causadas pelo vírus, e espera-se que contribua para aumentar a cobertura vacinal no país. Ainda não foi divulgado pelo Ministério da Saúde o cronograma para a disponibilidade da nova vacina no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo