Ucrânia considera convidar Rússia para conferência de paz em meio à invasão de Moscou que já dura dois anos, diz oficial ucraniano.

Recentemente, um funcionário ucraniano sênior revelou que a Ucrânia e seus parceiros estrangeiros estão considerando convidar a Rússia para uma conferência de paz, a fim de discutir o fim da invasão de Moscou, que já dura dois anos. Essa informação foi compartilhada durante uma conferência televisiva em Kiev, onde Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Suíça sediará uma cúpula para debater a visão de paz do líder ucraniano.

De acordo com Yermak, durante esta cúpula, poderá ser apresentado um plano de paz à Rússia, caso os representantes do país agressor estejam genuinamente interessados em encerrar a guerra e buscar uma solução justa para o conflito. A ideia por trás desse convite é promover negociações que possam levar a um cessar-fogo duradouro e ao retorno da estabilidade na região.

A proposta de convidar a Rússia para participar dessa conferência não é novidade, mas pode representar um passo importante no sentido de buscar uma solução diplomática para o conflito. A Ucrânia tem buscado o apoio de seus parceiros internacionais para pressionar a Rússia a buscar uma saída pacífica para a situação, e a realização dessa conferência de paz pode ser um passo significativo nesse sentido.

É importante ressaltar que a situação na Ucrânia tem impactado não só o país, mas toda a região, e a busca por uma solução pacífica é do interesse de todos os envolvidos. Resta agora aguardar os desdobramentos desse convite e acompanhar de perto as negociações que poderão ocorrer durante a cúpula na Suíça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo