TSE retoma julgamento que pode cassar mandatos de governador de Roraima e vice por abuso de poder político e econômico

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prestes a tomar uma decisão crucial que pode alterar o cenário político em Roraima. Nesta terça-feira, 20, está previsto o retorno do julgamento que pode resultar na cassação dos mandatos do governador Antonio Denarium, do Partido Progressistas (PP), e do vice, Edilson Damião, do Republicanos.

A ação em questão foi iniciada após o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) condenar Denarium e seu vice por abuso de poder político e econômico, com uma votação apertada de 4 votos a 3. De acordo com a decisão do TRE-RR, os políticos teriam utilizado a máquina pública em benefício próprio durante as eleições de 2022. Caso a cassação seja confirmada pelo TSE, uma nova eleição para o governo de Roraima será necessária.

Um dos pontos mais polêmicos da ação é o suposto uso indevido de programas sociais para fins eleitorais. O TRE-RR estima que os gastos com os programas “Renda Cidadã” e “Cesta da Família” foram inflacionados com propósitos políticos, atingindo a cifra de R$ 90 milhões no período pré-eleitoral.

Antonio Denarium, que governa Roraima desde 2018, conseguiu sua reeleição em 2022 com uma margem significativa de votos. Seu partido, o PP, obteve 56,47% dos votos válidos, totalizando 163.167 eleitores. No entanto, a possibilidade de cassação de seu mandato coloca em cheque a estabilidade política do estado.

Diante desse cenário, a população roraimense aguarda ansiosamente pelo desfecho desse julgamento, que poderá impactar diretamente os rumos do governo local e a representatividade da classe política no estado. O governador Denarium, por sua vez, permanece no cargo até que uma decisão final seja tomada pelo TSE, que também determinará o destino de seu vice, Edilson Damião.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo