Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tribunal de Ética da OAB da Bahia suspende quatro advogados na Operação Data Venia por advocacia predatória e documentos falsos.

Na última sexta-feira, uma decisão da Justiça da Bahia causou polêmica ao suspender quatro advogados investigados na chamada Operação Data Venia. A medida foi tomada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB da Bahia e os profissionais suspensos são Pedro Francisco Guimarães Solino, João Luiz de Lima Oliveira Júnior, Antonio Leonardo Souza Rosa e Leonardo Rodrigues Pimentel.

De acordo com a juíza Eduarda de Lima Vidal, da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, os advogados estão sendo investigados por suposta advocacia predatória, uso de documentos falsos e apropriação indébita. Essas acusações geraram repercussão e chamaram a atenção da sociedade baiana.

O Ministério Público da Bahia aponta que os quatro advogados estavam ligados a escritórios suspeitos de protocolar um grande volume de ações com pedidos semelhantes contra uma pessoa ou empresa específica. Essa prática levantou suspeitas e resultou na abertura da Operação Data Venia, que teve sua fase ostensiva iniciada recentemente, com buscas e apreensões realizadas pela Polícia Civil e Promotoria da Bahia.

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 309 mil em bens dos advogados sob investigação. Os escritórios envolvidos são responsáveis por mais de 32 mil processos em andamento no Tribunal de Justiça da Bahia, o que intensifica a gravidade das denúncias.

Diante dessas acusações, a reportagem do jornal solicitou uma manifestação dos advogados investigados, porém, até o momento da publicação deste texto, não houve retorno. A transparência e a imparcialidade das investigações são fundamentais para esclarecer os fatos e garantir que a justiça prevaleça.

É importante destacar que todos os envolvidos têm o direito à defesa e a oportunidade de esclarecer os pontos em questão. A sociedade aguarda por desdobramentos e novas informações sobre esse caso que chama a atenção pela sua complexidade e impacto no meio jurídico da Bahia.

Sair da versão mobile