Trens da linha 6-laranja do Metrô de SP têm design revelado, mas obras enfrentam atraso de mais de três anos

As obras da linha 6-laranja do Metrô de São Paulo enfrentam desafios devido a obstáculos geológicos, o que pode resultar em um atraso de mais de três anos na conclusão do projeto. Apesar disso, já é possível vislumbrar como serão os trens que circularão na futura linha.

A fabricante de trens Alstom e a concessionária Linha Uni divulgaram projeções do design dos trens, que ainda não existem fisicamente, sendo as primeiras caixas em produção. A apresentação ocorreu em um laboratório de realidade virtual da Alstom, o Lab 4.0.

Os trens terão a cor laranja em sua pintura, seguindo o padrão da linha, e foram projetados com espaçamento nas portas e corredores para facilitar o fluxo de passageiros. Além disso, contarão com grandes janelas e portas que proporcionarão uma visão clara do exterior, segundo a Alstom.

A previsão é de que os trens sejam mais leves, consumam menos energia e sejam fabricados em aço inoxidável, garantindo uma durabilidade de mais de 40 anos. Além disso, contarão com tecnologia que permitirá o funcionamento sem um operador a bordo.

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros simultaneamente, atingindo uma velocidade de até 90 km/h. A fábrica da Alstom em Taubaté será responsável pela fabricação de 22 trens de seis carros de passageiros.

Apesar dos obstáculos geológicos que podem resultar em um atraso na entrega das estações, a Linha Uni solicita uma compensação financeira de R$ 230 milhões ao governo estadual. O projeto total da linha 6-laranja está orçado em R$ 18,5 bilhões, com previsão de atender 630 mil passageiros diariamente ao conectar a zona norte ao centro da capital paulista.

A indústria ferroviária brasileira deve apresentar um crescimento neste ano, após um período sem produção de carros de passageiros em 2022. A expectativa é de fabricação de 45 locomotivas e 1.600 vagões para cargas, demonstrando um aumento significativo na produção do setor.

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