Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tragédia no remo: Familiares se reúnem para velório de vítimas de acidente que chocou Pelotas-RS e mobilizou comunidade

Nove mortos em um trágico acidente ocorrido no último domingo (20) comoveu a cidade de Pelotas (RS). Familiares e amigos dos atletas que perderam suas vidas em um acidente de carreta estão reunidos no clube Centro Português 1º de Dezembro para um velório coletivo. A cerimônia, inicialmente prevista para as 16h, sofreu atrasos na chegada dos corpos que vinham de Curitiba (PR).

Entre os presentes, Ítalo Guimarães, que é irmão do jovem atleta Henry Fontoura Guimarães, de apenas 17 anos, fala emocionado sobre a perda: “Era um guri diferenciado. Talvez fosse bom demais para esse mundo mesmo”. Henry havia conquistado a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Unificado de Remo no último fim de semana e agora é lembrado com carinho por todos os presentes.

O clima no local é de consternação, com muitos presentes vestindo camisetas do projeto Remar Para o Futuro, do qual os atletas faziam parte, além de camisetas em homenagem às vítimas. Uma delegação do Grêmio Náutico União, clube tradicional de Porto Alegre na modalidade de remo, também marca presença para prestar solidariedade.

A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) transportando as urnas funerárias decolou de Curitiba às 15h e está a caminho de Pelotas. Assim que chegarem, as urnas dos sete atletas de remo, do técnico da equipe e do motorista serão conduzidas em cortejo do aeroporto até o local do velório por veículos do Exército.

Durante a chegada das urnas, os atletas do projeto realizarão um arco com os remos como forma de homenagem aos colegas falecidos. Autoridades como o ministro do Esporte, André Fufuca, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, estão presentes para prestar suas homenagens às vítimas e seus familiares.

Sair da versão mobile