Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tom Zé participará de debate sobre filme raro na Mostra de Cinema em São Paulo, em evento inédito no país.

O renomado cantor Tom Zé estará presente em um debate promovido pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, onde será discutido o curta “Auto de Vitória” (1966), dirigido pelo falecido cineasta baiano Geraldo Sarno. Este evento marcará a primeira exibição pública desta obra no Brasil.

“Auto de Vitória” apresenta imagens de um cortejo fúnebre do fêmur do padre José de Anchieta e uma encenação da peça “Na Vila de Vitória ou Auto de São Maurício”, escrita pelo jesuíta no século 16. O espetáculo aborda um debate sobre “a salvação e a danação no Brasil”, com a participação de Satanás como um dos protagonistas.

A produção deste curta foi realizada pela Fundação Cinemateca Brasileira e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (Universidade de São Paulo). Além de Tom Zé, que tinha uma relação de amizade com o cineasta, o debate na Mostra de Cinema contará com a presença da filha de Sarno, Paula, do diretor da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Paulo Alcoforado, da diretora Ana Carolina e do jornalista Piero Sbragia, que está escrevendo uma biografia sobre o baiano.

Outro evento de destaque foi um debate sobre segurança pública e democracia realizado na PUC-SP, em São Paulo, que contou com a participação do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, do escritor e ex-secretário Gabriel Chalita, da fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) Cida Bento, do ex-ouvidor das Polícias de São Paulo Benedito Mariano e do diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili.

Esses debates e eventos promovem a discussão de temas relevantes para a sociedade brasileira, trazendo à tona reflexões importantes sobre cultura, arte, segurança e democracia. A participação de figuras renomadas como Tom Zé e José Carlos Dias enriquecem o debate e contribuem para uma maior conscientização e engajamento do público.

Sair da versão mobile