O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, já havia despertado a expectativa do público e de investidores com a promessa de veículos elétricos mais acessíveis e a fabricação de robotáxis autônomos. Esses novos modelos iriam concorrer diretamente com carros movidos a gasolina e com uma crescente oferta de veículos elétricos mais baratos, como os fabricados pela chinesa BYD.
No entanto, a BYD conseguiu ultrapassar a Tesla como maior fabricante mundial de veículos elétricos no último trimestre de 2023, o que pode indicar um desafio para a montadora americana na busca por uma produção em massa de veículos mais acessíveis.
Elon Musk havia inicialmente prometido a construção de um carro com o custo de US$ 25 mil em 2020, um plano que acabou sendo arquivado, mas que agora está sendo retomado. A Tesla já enviou “solicitações de cotações” para fornecedores no ano passado, com previsão de produção semanal de 10.000 veículos a partir de junho de 2025. Entretanto, a montadora possui um histórico de não cumprir suas metas de lançamentos e preços, o que pode sinalizar um atraso em relação a essa produção em larga escala.
A empresa de Musk também planeja a produção de carros mais baratos em sua fábrica na Califórnia e em Berlim, além de estudar a possibilidade de construir uma planta na Índia para atender a demanda por veículos elétricos mais acessíveis.
Ainda assim, obter lucro com veículos elétricos mais baratos pode ser um desafio devido aos custos das baterias e às dificuldades tradicionais na produção de carros mais baratos e de qualidade. Musk afirmou que o modelo acessível seria inicialmente construído na fábrica da Tesla no Texas, mas uma das fontes acredita que a produção em volume só deva começar em 2026. Este mesmo padrão já foi observado com a produção do Cybertruck, que sofreu atrasos e teve um preço final 50% superior ao anunciado por Musk em 2019.
Portanto, a expectativa em torno do novo modelo “Redwood” da Tesla, assim como a busca por uma produção em massa de veículos elétricos mais acessíveis, ainda possui desafios a serem superados pela empresa de Elon Musk. A valorização do mercado e a concorrência no setor de veículos elétricos dão o tom desse desafio, que pode influenciar diretamente a estratégia futura da montadora.