Temporal no Rio Grande do Sul afeta 1,5 milhão de pessoas e deixa 100 mortos, autoridades investigam mais óbitos.

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul têm deixado um rastro de destruição e impactado quase 1,5 milhão de pessoas, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil nesta quarta-feira. O órgão informou que, até o momento, 85% dos 497 municípios gaúchos já estão sofrendo as consequências dos temporais.

Um dado preocupante é que o número de mortos em decorrência das chuvas permanece em 100, conforme a última atualização feita no início da noite. Municípios como Cruzeiro do Sul, Gramado, Santa Maria e Bento Gonçalves apresentam o maior número de óbitos registrados.

Além disso, autoridades ainda investigam duas mortes que podem estar relacionadas aos temporais, enquanto 130 pessoas seguem desaparecidas e 374 estão feridas, conforme informações da Defesa Civil Estadual.

No total, mais de 1,4 milhão de indivíduos foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, sendo que mais de 160 mil estão desalojados e mais de 67 mil encontram-se em abrigos. Dos 497 municípios do estado, 425 já foram impactados de alguma forma pelos temporais.

Além disso, a situação energética e hídrica também preocupa. De acordo com a distribuidora RGE Sul, há 253.500 clientes sem energia elétrica, devido a regiões inundadas ou com acesso comprometido. Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Alvorada são algumas das cidades que estão sem luz devido aos temporais.

Em relação ao abastecimento de água, mais de 520 mil clientes da Corsan estão sem o serviço, de um total de 6 milhões de clientes no RS. Diversos municípios também estão sem serviços de telefonia e internet, devido aos impactos das chuvas.

Rodovias do estado também foram afetadas, com 85 trechos em 44 rodovias apresentando bloqueios totais ou parciais, incluindo estradas e pontes. As chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril, deixando um cenário de destruição e afetando milhares de pessoas. Novas informações devem ser atualizadas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo