Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tempo seco e calor marcam início da semana em São Paulo, com possibilidade de chuva e neve no Rio Grande do Sul

O início desta semana na cidade de São Paulo será marcado por tempo seco e ensolarado, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Os termômetros irão variar entre mínimas de 15°C e máximas de 28°C nos próximos dias, mantendo a tendência dos últimos dias.

Tanto nesta segunda-feira (5) quanto na terça-feira (6), o sol irá predominar ao longo do dia, com uma sensação de calor acima do normal para essa época do ano. A umidade relativa do ar pode chegar a valores abaixo de 30%, o que aumenta o risco de formação de queimadas e de piora na qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo.

A empresa Climatempo indica a atuação de massas de ar quentes sobre grande parte do Brasil, fenômeno que já foi observado ao longo do mês de julho. Os próximos dias serão marcados por manhãs frias, tardes quentes e baixa umidade do ar na capital paulista, com previsão de permanecer assim até o próximo sábado (10), quando uma frente fria poderá trazer chuvas para a região.

Enquanto isso, no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, uma frente fria vinda do oceano já trouxe chuvas intensas e a Defesa Civil emitiu alertas para temporais, rajadas de vento e possível queda de granizo. A população local foi orientada a buscar abrigo e a evitar áreas alagadas durante essas condições climáticas adversas.

A semana ainda reserva a possibilidade de neve em algumas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre os dias 9 e 10 de agosto, devido à influência de uma massa de ar frio de origem polar. A Climatempo alerta para a chegada da primeira frente fria de agosto na região Sudeste a partir de sexta-feira (9), com queda na temperatura e chances de chuva.

Enquanto esses eventos climáticos ocorrem no Sul e Sudeste do Brasil, a maior parte do país terá tempo seco e estável, como é comum para essa época do ano, de acordo com informações da agência meteorológica.

Sair da versão mobile