Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tempestade tropical Beryl deixa dois mortos e mais de 2 milhões sem energia no Texas, nos EUA, em onda de destruição.

Nesta segunda-feira (8), os ventos uivantes e as chuvas torrenciais da tempestade tropical Beryl causaram estragos no estado do Texas, no sul dos Estados Unidos. Pelo menos duas pessoas perderam a vida, centenas de voos foram cancelados e mais de 2 milhões de residências e comércios ficaram sem energia elétrica.

Beryl, considerado o furacão de categoria 5 mais precoce da temporada, enfraqueceu após atingir a cidade costeira de Matagorda, no Texas, e seguindo em direção à capital do estado, Houston. O Centro Nacional de Furacões americano prevê que a tempestade se enfraqueça ainda mais e se transforme em uma depressão tropical até a terça-feira (9).

Os estragos causados pela tempestade não se limitaram ao Texas. Na semana anterior, Beryl passou por Jamaica, Granada e São Vicente e Granadinas, deixando um total de 10 mortos. Com as duas mortes registradas no Texas, a cifra de vítimas fatais subiu para 12.

A indústria de energia do estado, conhecido por ser o maior produtor de petróleo e gás natural dos EUA, se preparou para os impactos da tempestade, reduzindo a atividade de refinarias e esvaziando algumas instalações. Os moradores também se preparam para o pior, protegendo janelas e estocando suprimentos essenciais.

Durante a passagem da tempestade, várias cidades do Texas, como Galveston, Sargent, Lake Jackson e Freeport, foram atingidas por fortes rajadas de vento e chuvas intensas. A cidade de Houston foi uma das mais afetadas, com bloqueios em estradas devido a árvores caídas e inundações nas vias.

Escolas suspenderam as aulas, companhias aéreas cancelaram voos e autoridades ordenaram evacuações em cidades litorâneas. Mais de 2 milhões de residências e empresas ficaram sem energia, e vários condados estão em alerta de inundação repentina devido às fortes chuvas.

As consequências da passagem da tempestade tropical Beryl ainda causam preocupação nas comunidades afetadas, com alertas de possíveis tornados e inundações repentinas em diversas regiões dos Estados Unidos. A população e as autoridades seguem atentas e tomando medidas para minimizar os impactos e prevenir novos danos.

Sair da versão mobile