Temperatura volta a subir após frio recorde em SP, mas alerta de incêndios preocupa região de Ribeirão Preto

Após a madrugada de terça-feira (27) registrar um recorde de frio em São Paulo, a temperatura está gradualmente subindo nos próximos dias. No entanto, nesta quarta-feira (28), a região metropolitana ainda amanheceu com muito frio devido à massa de ar polar que ainda está presente.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, o dia começou com névoa úmida e céu nublado, com temperaturas em torno de 8°C. Com a previsão de sol durante o dia, a máxima pode chegar a 21°C, mas a sensação térmica será mais baixa devido à radiação solar fraca nesta época do ano. A umidade do ar deve ficar em torno de 45%.

Segundo Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE, a partir de quinta-feira (29) as temperaturas começarão a subir gradativamente e o fim de semana promete ser de tempo aberto, sem previsão de chuva. No entanto, a umidade do ar deve diminuir na próxima semana.

Na quinta-feira, a previsão é de que os termômetros voltem a ultrapassar os 10°C durante a madrugada e cheguem a 25°C durante a tarde, sem previsão de chuvas. O modelo de previsão estendida não indica novas ondas de frio forte até o fim de agosto e início de setembro.

Enquanto o frio dá uma trégua, o tempo seco se torna um problema devido às queimadas, especialmente na zona rural de municípios na região de Ribeirão Preto. A Defesa Civil colocou várias regiões do estado em alerta de emergência para incêndios no próximo fim de semana.

Nesta quarta-feira, a região de Ribeirão Preto terá temperaturas entre 14°C e 32°C, com umidade do ar mínima de 29% à tarde, aumentando o risco de incêndios. A partir de sexta-feira, a umidade deve cair para menos de 20% nos horários mais quentes, justificando o alerta da Defesa Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo