Temperatura acima da média: ondas de frio e geada no inverno nas capitais do Sudeste e Sul do Brasil

A previsão para os próximos três meses do inverno nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte indica que as temperaturas ficarão acima da média, mas isso não significa que ondas de frio serão inexistentes. Segundo os especialistas, massas de ar frio, algumas bastante amplas, deverão passar com mais frequência entre agosto e setembro.

Na região Sudeste do país, as quedas mais bruscas de temperatura estão previstas para o fim do inverno, especialmente nos meses de agosto e setembro. Já no Sul, há um maior potencial para geada, principalmente entre a segunda quinzena de julho e início de setembro. Além disso, a possibilidade de geada também existe no sul do Mato Grosso do Sul e em algumas áreas de São Paulo.

Por outro lado, ondas de calor são esperadas para o final da estação, ou seja, em agosto e setembro. Nesses meses, as temperaturas tendem a ficar acima ou até mesmo muito acima da média, caracterizando um período de calor intenso.

Uma imagem divulgada pela Climatempo mostra que as áreas onde a temperatura no inverno vai ficar mais acima da média estão concentradas em uma mancha vermelha entre Rondônia e o centro-oeste de São Paulo. Portanto, é importante ficar atento às previsões e se preparar para as variações climáticas que podem ocorrer durante os próximos meses.

Diante dessas informações, é fundamental que a população esteja ciente das variações climáticas esperadas para o inverno e tome as devidas precauções para lidar com essas mudanças de temperatura. Afinal, a melhor forma de se proteger é se informando e se preparando antecipadamente para as possíveis oscilações no clima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo