Taiwan planeja receber novos jatos F-16V até o final deste ano, culpa atrasos internacionais.

O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou na última sexta-feira que está previsto receber os primeiros novos jatos F-16V até o final deste ano. A justificativa para os atrasos nas entregas para a ilha foi atribuída às “flutuações agudas” da situação internacional, de acordo com as autoridades locais.

A compra dos caças F-16 da Lockheed Martin foi aprovada pelos Estados Unidos em 2019, em um acordo no valor de 8 bilhões de dólares. Com essa negociação, a frota de F-16s em Taiwan será elevada para mais de 200 aeronaves, tornando-se a maior da Ásia. Tal investimento visa reforçar as defesas do país diante da crescente ameaça da China, que reivindica Taiwan como parte de seu território.

A aquisição desses novos jatos representa um marco significativo para Taiwan, que busca garantir sua segurança e soberania diante das pressões geopolíticas na região. A ilha tem fortalecido suas relações com os Estados Unidos, que é um importante aliado na região do Pacífico, especialmente diante do aumento da presença militar chinesa na região.

A entrega dos jatos F-16V é aguardada com grande expectativa pelas autoridades em Taiwan, que buscam modernizar e expandir suas capacidades de defesa. A chegada dessas aeronaves de última geração certamente irá contribuir para reforçar a postura de defesa da ilha e manter a estabilidade na região. A vigilância e prontidão das forças armadas taiwanesas serão elevadas com a introdução desses novos caças, que representam um importante avanço em termos de tecnologia e capacidade operacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo