Repórter São Paulo – SP – Brasil

Tailândia detecta primeiro caso da variante de Mpox em paciente europeu vindo da África, atual epidemia preocupa autoridades internacionais

A Tailândia anunciou nesta quinta-feira (22) a detecção do primeiro caso da nova variante de Mpox, um vírus mais contagioso e letal, em um paciente europeu. As autoridades de saúde tailandesas informaram que o paciente, um homem de 66 anos que viajou da África para o país asiático, foi infectado pelo clado 1b do vírus, responsável pela atual epidemia.

O paciente foi colocado em quarentena em um hospital, e as autoridades estão monitorando outras 43 pessoas que tiveram contato próximo com ele. Até o momento, nenhum dos contatos apresentou sintomas da doença. A Tailândia está exigindo que viajantes de 42 países de alto risco façam um registro e passem por exames na chegada, como medida preventiva.

Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública internacional devido ao aumento de casos de Mpox na República Democrática do Congo e em países vizinhos, como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda. A variante do clado 1 do vírus é fatal em 3,6% dos casos e representa um perigo particular para as crianças, de acordo com a OMS.

A Mpox é uma doença viral que pode ser transmitida de animais para humanos e também pelo contato próximo com pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, dores musculares e lesões na pele. O vírus foi descoberto em 1958 em macacos na Dinamarca e identificado em humanos pela primeira vez em 1970 na República Democrática do Congo, onde já foram registrados mais de 16 mil casos, com 548 mortes.

A Suécia também confirmou um caso da nova variante de Mpox, tornando-se o primeiro país fora da África a ter um paciente infectado com o subtipo clado 1b. A situação requer atenção e cuidados especiais para evitar a propagação do vírus e proteger a população global.

Sair da versão mobile