Repórter São Paulo – SP – Brasil

Suprema Corte dos EUA concede imunidade parcial a Donald Trump em processos judiciais, adiando julgamentos durante sua campanha à Casa Branca.

A Suprema Corte dos Estados Unidos proferiu uma decisão impactante nesta segunda-feira (1º) ao determinar que Donald Trump poderá receber imunidade parcial em relação aos processos judiciais que enfrenta. Essa determinação, que não concede imunidade automática ao ex-presidente e atual candidato à Casa Branca, garante a ele o direito de solicitar essa proteção legal, o que resultará no adiamento dos julgamentos para que o caso retorne à 2ª instância.

O placar do julgamento foi de seis votos a favor e três contra. A decisão inédita na história dos Estados Unidos estabeleceu que ex-presidentes têm direito a imunidade absoluta somente em casos criminais relacionados a atos oficiais. Portanto, Trump poderá se beneficiar dessa prerrogativa legal nas questões que estão em andamento.

Após a decisão da Suprema Corte, Donald Trump utilizou sua conta na rede social Truth Social para comemorar o resultado, descrevendo-a como uma “grande vitória para a nossa Constituição e a democracia”. A definição emitida pelos juízes americanos certamente terá repercussões significativas no cenário político do país, especialmente em um momento em que Trump se posiciona como candidato à presidência.

Essa decisão marca um novo capítulo na conturbada trajetória política de Donald Trump, que tem enfrentado uma série de processos judiciais desde o término de seu mandato como presidente dos Estados Unidos. A imunidade parcial concedida pela Suprema Corte certamente terá desdobramentos e continuará sendo objeto de debate entre juristas, políticos e analistas nos próximos dias.

Sair da versão mobile