Repórter São Paulo – SP – Brasil

Sete suspeitos mortos em operação policial contra tráfico de drogas em Salvador

Na última sexta-feira (15), uma ação policial que resultou na morte de um agente da Polícia Federal deixou um saldo trágico com sete suspeitos mortos. A operação, que ocorreu no bairro de Valéria, periferia de Salvador, tinha como objetivo combater uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas e homicídios.

Neste domingo (17), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou que dois suspeitos foram localizados em um conjunto habitacional no bairro de Periperi. Segundo relatos, eles foram vistos saindo de uma área de mata fechada e se esconderam em um apartamento. Os policiais tentaram prendê-los, mas os suspeitos reagiram atirando contra as equipes das forças de segurança. Ambos foram baleados e socorridos, porém, não resistiram aos ferimentos. Além disso, foram apreendidos um fuzil, uma carabina, carregadores e munições.

No sábado (16), a polícia conseguiu localizar mais dois suspeitos. Um deles morreu em um confronto armado em Periperi, enquanto o outro foi preso no Residencial Parque das Bromélias.

A morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro causou consternação entre as forças de segurança e autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ocorrido, destacando o profissionalismo de Lucas e expressando seus sentimentos aos familiares, amigos e colegas.

A Bahia vive um momento de extrema gravidade em relação à segurança pública. A guerra entre facções, as chacinas e a escalada da letalidade policial têm preocupado as autoridades. As periferias das cidades baianas têm sido palco de uma violência crescente, resultando na morte diária de jovens negros e pobres.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que a Bahia é o estado com o maior número absoluto de mortes violentas desde 2019. Apesar de uma redução de 5,9% no número de ocorrências em 2022, o estado registrou 6.659 assassinatos. Além disso, a Bahia lidera o ranking de mortes decorrentes de intervenção policial, com 1.464 ocorrências no último ano.

Diante desse contexto alarmante, as autoridades estão empenhadas em combater o crime organizado e garantir a segurança da população. Foi realizada uma reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Federal para traçar estratégias de inteligência e repressão ao crime.

A captura dos traficantes envolvidos na ação que causou a morte do policial federal é uma prioridade para as equipes de segurança. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, reafirmou o compromisso de não descansar até que todos os criminosos sejam encontrados.

A população baiana espera que as ações das forças de segurança tragam resultados efetivos na redução da violência e na promoção da paz e da justiça no estado. A vida dos jovens negros e pobres que são vítimas dessa realidade cruel merece ser protegida e valorizada.

Sair da versão mobile