Repórter São Paulo – SP – Brasil

Segregação urbana e desigualdades sociais: pesquisadores apontam caminhos para solucionar problemas nas regiões metropolitanas do Brasil.

Na edição de hoje, trazemos para vocês as primeiras entrevistas de uma série temática que iremos desenvolver ao longo deste semestre com pesquisadores do INCT – Observatório das Metrópoles, focando nas eleições de 2014. O objetivo desta série é destacar os principais problemas enfrentados pelas regiões metropolitanas do Brasil e apontar possíveis soluções para essas questões. O intuito é que esses temas ganhem visibilidade no debate público que ocorrerá nos municípios brasileiros, especialmente nas eleições para prefeitos e prefeitas.

Começamos nossa série abordando o tema da segregação urbana e das desigualdades sociais. Em nossas entrevistas iniciais, os pesquisadores dr. Marcelo Ribeiro (UFRJ), dr. José Júlio Lima (UFPA) e dra. Vera França (UFS) explicam os padrões de segregação urbana e sua relação com as desigualdades nos recursos humanos, sociais e de oportunidades. Eles apontam a não efetivação do direito à cidade para todos como um dos maiores problemas enfrentados pela população em situação de extrema pobreza. Além disso, destacam como o crescimento desordenado das regiões metropolitanas e das mega-ocupações causam impactos ambientais e prejudicam a qualidade de vida dos habitantes.

Em nossa segunda rodada de entrevistas, os pesquisadores dra. Márcia Falcão (UFRGS), dra. Clélia Lustosa (UFC) e dr. Luís Felipe Aires analisam a reestruturação socioeconômica de grandes cidades como Fortaleza e São Paulo e como ela não tem sido suficiente para reduzir as desigualdades entre as classes sociais. Eles apontam a formação de cidades dentro das cidades, como os condomínios de luxo, que fragmentam o espaço urbano e criam uma nova espacialidade, como a Macrometrópole Paulista. Os pesquisadores também destacam duas perspectivas ideológicas opostas na produção e gestão das cidades, uma que acirra as desigualdades e outra que busca garantir o direito à cidade.

Essas entrevistas são fundamentais para ampliar o debate sobre as questões urbanas e sociais que afetam as metrópoles brasileiras. Acompanhe as entrevistas completas em nossos canais e participe dessa discussão importante para o desenvolvimento das nossas cidades.

Sair da versão mobile